Últimas Notícias

Comitê Olímpico dos EUA se alinha a Trump e proíbe mulheres trans em competições femininas

 

Foto: Reprodução/Flickr/White House


O Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC, na sigla em inglês) passou a exigir que as federações esportivas do país proíbam a participação de mulheres trans em categorias femininas. A medida foi publicada na segunda-feira (21), com base em um documento assinado por Trump. O presidente norte-americano declarou em fevereiro a ordem executiva “Manter Homens Fora dos Esportes Femininos”, com o objetivo de proibir meninas e mulheres trans de competirem em categorias femininas.

Na carta, assinada pela CEO do USOPC, Sarah Hirshland, e pelo presidente Gene Sykes, a entidade afirma que “tem a obrigação de cumprir as expectativas federais” por ser uma organização com carta federal. Eles também disseram que vêm mantendo “conversas respeitosas e construtivas” com o governo desde a assinatura do decreto. O texto determina, entre outras coisas, o corte de recursos federais para organizações que permitirem a participação de atletas trans em disputas femininas.

“A nova política reforça a importância de garantir um ambiente de competição justo e seguro para as mulheres. Todas as federações nacionais precisam atualizar suas regras”, escreveram na carta. A medida foi defendida por apoiadores como forma de assegurar justiça nas competições, mas críticos afirmam que ela fere os direitos de uma minoria de atletas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS