Foto: Lucas Moura/ Secom PMS
Salvador recebe, nesta quinta (24) e sexta-feira (25), uma série de atividades culturais e artísticas como parte do Circuito Mulheres Negras em Movimento. Com eventos espalhados por diversos bairros da capital baiana, a iniciativa propõe visibilidade às trajetórias, saberes e empoderamento feminino negro.
A programação é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), em referência ao Dia Municipal da Mulher Negra, ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, comemorados em 25 de julho.
Na Associação Educativa e Cultural Didá, no Pelourinho, a agenda nesta quinta (24) terá, a partir das 15h, oficina de percussão com Adriana Portela e Ivone Cruz, seguido pela exibição do documentário Mulheres na Percussão, roda de conversa sobre o tema e uma oficina de dança afro com Wania Oliveira.
Também estão previstas atividades simultâneas em outros pontos da cidade, com plantão de assessoria jurídica da OAB (na R. Portão da Piedade), oficinas voltadas para mulheres negras com deficiência e surdas na Casa das Histórias Salvador, roda de conversa no Ilê Axé Opô Afonjá e o espetáculo Abayomi, no Espaço Cultural da Barroquinha.
Na sexta (25), a programação começa às 9h com o Festival Julho das Pretinhas - Contação de história e apresentação Mariar Um Mar de Poesia, no Teatro Gregório de Mattos. À tarde, a partir das 14h, haverá o Inventivos Talks, com participações de Monique Evelle, Lisiane Lemos e Andreza Rocha, no Café Teatro Nilda Spencer (Barroquinha).
Às 18h30, o Palacete Tira Chapéu recebe a entrega do Prêmio Mulheres Negras Contam Suas Histórias. Encerrando a programação, o espetáculo Iyá’s - Amarelo Ouro Mi Maiô será apresentado no Espaço Cultural da Barroquinha.
Confira a programação completa:
Quinta-feira (24)
Evento: Oficina mulher negra com deficiência na cultura, com Maili Santos e Cleciane Cruz
Local: Espaço Cultural da Barroquinha
Sexta-feira (25)