Últimas Notícias

SALVADOR: Praia de Boa Viagem recebe mutirão de limpeza





 

Fotos: Divulgação

 

A praia da Boa Viagem foi palco, nesta sexta-feira (25), de mutirão de limpeza promovido pelo Movimento Plástico Transforma, em parceria com a empresa SOLOS e apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis). A iniciativa contou com a participação de cerca de 70 crianças do Colégio Estadual Luiz Tarquínio, que, além da coleta de resíduos na praia, participaram de atividades educativas.

 

Para o gestor da Secis, Ivan Euler, a presença da Prefeitura em ações como essa é parte fundamental de uma política pública de sustentabilidade integrada. “A gestão municipal tem investido continuamente em ações que promovam a consciência ambiental. Estar presente em iniciativas como essa é essencial para consolidar uma cultura de sustentabilidade e cidadania. É nas pequenas ações do dia a dia que transformamos a cidade", afirma Euler.

 

Como parte da metodologia do projeto, os alunos receberam uma breve capacitação na quinta-feira (24), com orientações sobre os diferentes tipos de materiais recicláveis e o ciclo dos resíduos. No dia do mutirão, foram divididos em grupos para aplicar o conhecimento adquirido em uma coleta prática e lúdica na orla. Todos os resíduos coletados serão encaminhados para uma cooperativa parceira, garantindo destinação correta, geração de renda para catadores e reaproveitamento do material como matéria-prima.

 

Beatriz Geraldes, integrante do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma, uma iniciativa do PICPlast (Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, liderado por Abiplast e Braskem), destaca o impacto formativo da ação. “Iniciativas como essa mostram que a educação ambiental vai muito além da sala de aula. Ao vivenciar a coleta na praia, as crianças aprendem, de forma concreta, o valor da preservação e desenvolvem o senso de responsabilidade com o planeta, algo essencial para formar cidadãos mais conscientes”, avalia.

 

Proposta – Essa é a quarta edição do mutirão promovido pelo Movimento Plástico Transforma em praias da Bahia. As anteriores ocorreram no Farol da Barra (2023) e Tubarão (2024), ambas em Salvador, e Guarajuba (2024), em Camaçari, sempre com participação ativa de voluntários e escolas locais. A proposta é que as crianças e jovens se tornem multiplicadores desse conhecimento em suas comunidades, promovendo mudanças práticas em seus hábitos e nos de suas famílias.

 

A líder de negócios da SOLOS, Saville Alves, reforça a importância de levar educação ambiental a públicos diversos. “Ver essas crianças engajadas é a prova viva de que a educação ambiental se faz na prática. Vai muito além da teoria, ao colocar as mãos na massa e entender o ciclo do resíduo – da praia para a cooperativa, gerando renda e nova matéria-prima. Essas crianças se tornam agentes de transformação. E é nesse processo tangível que semeamos o senso de responsabilidade e o carinho pelo nosso planeta, construindo, passo a passo, um futuro mais sustentável, justo e digno para todos”, diz.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS