Últimas Notícias

SALVADOR: Prêmio celebra histórias de lideranças femininas negras nesta sexta (25)



 

Foto: Egbé Axé/Divulgação

Reportagem: Camila Vieira/Secom PMS

 

A 13ª edição do Prêmio Mulheres Negras Contam Suas Histórias premiará dez lideranças femininas negras, indígenas e de terreiros, nesta sexta-feira (25), data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. No rol das homenageadas está a secretária municipal de Políticas para às Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo.

 

A premiação destaca vivências de resistência em diferentes frentes da sociedade civil, promovendo impacto social, cultural e comunitário em Salvador. A entrega dos troféus será realizada em cerimônia realizada às 18h30, no Palacete Tirachapéu, localizado na Rua Chile, no Centro Histórico de Salvador. A cerimônia é aberta ao público mediante a doação de uma lata de leite em pó, que será destinada a instituições filantrópicas.

 

De acordo com a vice-prefeita e secretária da Secult, Ana Paula Matos, o evento é mais uma expressão do compromisso com a valorização das mulheres negras que movem a sociedade. Para a gestora, a homenagem é um reconhecimento justo e necessário a mulheres que inspiram, lideram e provocam mudanças reais no dia a dia.

 

“Falar de equidade é garantir voz, espaço e dignidade. Não é possível avançar sem assegurar que todas as mulheres tenham condições de sustentar suas famílias, ocupar posições de poder e viver com respeito. Este movimento é sobre isso: visibilidade e oportunidade. É muito bom poder reunir tantas mulheres negras que atuam em diferentes esferas e que representam o que há de mais potente em nossa cidade nesta data especial. Que Salvador não apenas celebre, mas valorize permanentemente a mulher negra, com ações concretas, políticas públicas e impacto real”, declara.

 

Para a titular da SPMJ, o prêmio representa a oportunidade de unir forças e celebrar o potencial da mulher negra. “O Prêmio Mulheres Negras Contam Suas Histórias demonstra um compromisso valioso com o enriquecimento cultural, fortalecendo o trabalho e o papel das mulheres negras, que frequentemente enfrentam a invisibilidade em espaços de poder e no mercado de trabalho”, pontua Fernanda.

 

Ela também faz questão de parabenizar as demais homenageadas. “Expressando minha gratidão e alegria por este reconhecimento, estendo meu sentimento a todas as premiadas, tanto às que compartilharam essa conquista comigo quanto àquelas que pavimentaram o caminho, e também às que ainda serão reconhecidas por essa premiação tão valorosa”, destaca.

 

Circuito – O prêmio faz parte da programação da primeira edição do Circuito Mulheres Negras em Movimento, iniciativa da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). O Circuito é promovido em parceria com a Associação de Terreiros da Bahia – Egbé Axé, organização comprometida com a preservação das culturas de matriz africana e a luta por justiça social, igualdade racial e contra a intolerância religiosa, e integra o conjunto de ações do programa Salvador Capital Afro, voltado para valorização da mulher negra soteropolitana.

 

A Associação de Terreiros da Bahia - Egbé Axé é reconhecida pelo trabalho de preservação das culturas de matriz africana e pelas ações de enfrentamento da intolerância religiosa, do racismo e das desigualdades sociais. Ao longo dos anos, o prêmio se consolidou como um espaço de encontro, celebração e reafirmação da importância das mulheres negras na construção de uma sociedade mais justa e plural.

 

Seleção – As homenageadas foram indicadas por uma comissão composta por representantes de organizações sociais e coletivos locais. Além da secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, serão agraciadas mulheres de diferentes áreas. São elas: Juliana Nery Cardoso (professora), Cássia Maciel (pró-reitora da Universidade Estadual da Bahia/Uneb), Laíse Brito (psicóloga), Tamikuã Pataxó (ouvidora-geral da Defensoria Pública da Bahia), Juci Cardoso (vereadora de Alagoinhas), Mãe Nicinha (yalorixá), Rita Santos (coordenadora nacional da ABAM), Tauana Bomfim (percussionista) e Rosângela Reis (tenente-coronel do Corpo de Bombeiros).

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS