Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Reportagem: Nilson Marinho / Secom PMS
A Prefeitura de Salvador realiza a Semana do Bebê, entre os dias 9 e 16 de agosto, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). Com o tema “Bebê livre de telas”, o evento, voltado à valorização e garantia dos direitos da primeira infância, acontece em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
A abertura ocorre no próximo sábado (9), a partir das 9h, na casa Kaê Erê, na Casa Amarela, situada no Largo do Pelourinho. O evento, que também se estende para outros pontos da cidade, inclui rodas de conversa, oficinas, palestras com especialistas, ações em maternidades, atividades lúdicas em praças, orientações para famílias e encontros com profissionais de saúde e educação.
“A Semana do Bebê, cujo tema em 2025 é ‘Bebê livre de telas’, é mais do que uma programação: é um compromisso com o presente e o futuro da nossa cidade. Investir na primeira infância é garantir que nossas crianças cresçam com cuidado, afeto, proteção e oportunidades reais de desenvolvimento”, diz Fernanda Lordêlo, titular da SPMJ.
A semana conta ainda com transmissões ao vivo sobre temas como amamentação, psicomotricidade, uso precoce de telas e vacinação. O encerramento acontece no Parque da Cidade.
O diretor de Infância e Juventude da Prefeitura de Salvador, Eduardo Magalhães, afirma que o principal objetivo da Semana do Bebê é promover o cuidado integral das crianças, com atenção à primeira infância, que vai dos 0 aos 6 anos, com foco nos bebês de até 2 anos.
“Nos últimos anos, temos acompanhado o uso indiscriminado de smartphones e tablets na infância. Diante disso, a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, por meio da Diretoria de Infância, Adolescência e Juventude, traz à tona o tema ‘Bebê livre de telas’, já com foco nos cuidados com o desenvolvimento biopsicossocial das crianças. Decidimos então promover uma sensibilização durante o evento sobre os perigos do uso excessivo dessas tecnologias, especialmente para os pequenos de até dois anos de idade”, explica Eduardo.
Ainda conforme o diretor, a mobilização acontece por meio de uma articulação intersetorial, que envolve a rede de proteção, tanto no ambiente online quanto nas comunidades, escolas, equipamentos assistenciais, maternidades, universidades, shoppings e unidades de saúde, em uma ampla e diversa programação.
“A programação inclui diversas atividades para famílias e crianças, com o objetivo de oferecer alternativas saudáveis e enriquecedoras, como momentos ao ar livre, leitura, música e muitas brincadeiras que estimulem a criatividade e o desenvolvimento infantil. Um dos principais destaques da agenda será a abertura oficial no sábado, na Casa Kaê Erê, dentro da programação da Flipelô. Além da diversão para a turminha, o espaço contará com divulgação de serviços voltados à primeira infância”, lembra Eduardo.
O diretor diz ainda que a Semana do Bebê não é uma ação isolada, mas sim parte de um esforço contínuo da Prefeitura para assegurar que todas as crianças tenham acesso a um desenvolvimento pleno.
“As ações são permanentes, e os cuidados com a primeira infância devem ser diários. Destaco alguns dos resultados que esperamos durante e após a Semana do Bebê: o fortalecimento de políticas públicas, uma maior sensibilização da comunidade sobre a importância dos cuidados nessa fase da vida, mudanças positivas nos atendimentos com foco no desenvolvimento infantil e o incentivo às brincadeiras”, conclui.
Programação completa:
Sábado – 9 de agosto
Local: Largo do Pelourinho – Casa Kaê Erê (programação integrada à Flipelô)
9h às 16h – Abertura oficial da Semana do Bebê
Assinatura do termo UAPI
Roda de capoeira para a primeira infância
Cantinho da leitura
Mundo da Criança sem Tela
Atividades com psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e musicoterapeutas nas praças próximas ao Centro Especializado de Reabilitação (OSID)
Domingo – 10 de agosto
Divulgação nas redes sociais: Responsabilidade afetiva paterna e desenvolvimento infantil (alusão ao Dia dos Pais)
Segunda – 11 de agosto
9h às 13h – Cantinho de orientações e cuidados para mamães e bebês (Shopping Bela Vista)
10h e 14h – Conexão de Verdade: Bebê não precisa de Wi-Fi, precisa de colo (Maternidade Tsylla Balbino – rodas de conversa e entrega de brindes)
14h às 17h – Roda de conversa: Parentalidade distraída e amamentação (USF do Candeal)
19h – Live: Chupeta digital? Não, obrigado. (com a psicóloga Karla Cilene – Instagram da Tsylla Balbino)
Terça – 12 de agosto
9h às 13h – Cantinho de cuidados para mamães e bebês (Shopping Bela Vista)
10h e 14h – Rodas de conversa: Bebê não precisa de Wi-Fi, precisa de colo (Tsylla Balbino)
14h – Palestra: Triagem neonatal e imunização precoce
14h às 15h – Live: A influência da psicomotricidade na aprendizagem (Google Meet)
15h30 às 16h30 – Live: Soluções tecnológicas para educação inclusiva (Google Meet)
Quarta – 13 de agosto
9h às 11h – Construção de brinquedos adaptados para crianças com microcefalia (AMAE – São Cristóvão)
14h – Palestra: Cuidar é ensinar com o exemplo (Tsylla Balbino)
15h – Live: Vacinação no primeiro ano de vida – o que todos precisam saber (Instagram Sobape / IPERBA)
Quinta – 14 de agosto
8h às 17h – IV Encontro Internacional de Cuidado à Primeiríssima Infância (Auditório da Escola de Saúde Pública da Bahia – UFBA)
9h às 16h – Cantinho de cuidados para mamães e bebês (Shopping Bela Vista)
10h e 14h – Rodas de conversa: Bebê não precisa de Wi-Fi, precisa de colo (Tsylla Balbino)
9h às 11h – Roda de conversa sobre uso precoce de telas (Associação Bom Samaritano – Plataforma)
Sexta – 15 de agosto
8h30 às 12h – Encerramento da Semana do Bebê (Parque da Cidade)
14h – Palestra: Triagem neonatal e imunização precoce (Tsylla Balbino)
14h – Live: A importância vital das triagens neonatais (Instagram/YouTube – Sobape/HGRS)
Sábado – 16 de agosto
9h – Palestra interativa e de formação em alusão ao mês da amamentação (Cúria Metropolitana Bom Pastor – Garcia)