Últimas Notícias

Temporada França-Brasil 2025 trará festival e projeto de estímulo à criação artística para Salvador





 

Fotos: Bruno Concha/ Secom PMS

 

A Temporada França-Brasil 2025, que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países, foi aberta em Salvador e contará com iniciativas culturais e artísticas que movimentarão a cidade nos próximos meses. Entre os destaques está a realização do Festival Nosso Futuro, que ocorrerá entre os dias 5 e 8 de novembro, em espaços municipais como o Doca 1 (Comércio) e a Casa do Benin (Pelourinho).

 

A atividade reunirá lideranças políticas, jovens ativistas, acadêmicos e artistas do Brasil, da França e de países africanos para debater soluções inovadoras em torno de cidades inclusivas, participação social, justiça climática e cooperação internacional. Ainda dentro do festival, o Trace Fest Salvador celebrará a cultura afro-urbana em um grande encontro musical, reunindo artistas locais e internacionais.

 

A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, participou da abertura da Temporada França-Brasil 2025 ocorrida nesta sexta-feira (29), em evento na Fundação Pierre Verger, no Engenho Velho de Brotas. A gestora reforçou a fala de movimento e de aproximação entre ambas as nações, incluindo as africanas. “Que possamos mostrar para o mundo que o Brasil, a França, o Benin, que os nossos povos sabem trabalhar juntos e que a solução para este mundo é esse trabalhar coletivo. Vamos mostrar a nossa cidade, a nossa força e a nossa história em construir”, disse ela.

 

Também estiveram presentes no local o presidente da Fundação Pierre Verger, Gilberto Sá; o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain; a comissária-geral da temporada França-Brasil, Anne Louyot; a secretária beninense do Festival Nosso Futuro, Lylly Houngnihin; entre outras autoridades.

 

Projeto - O embaixador Emmanuel Lenain, inclusive, anunciou o lançamento da Villa Fatumbi. Trata-se de um projeto de parceria cultural entre França, Brasil e África que pretende estimular a criação artística, a economia criativa e a circulação de profissionais da cultura, obras e ideias.

 

“Esse nome, que Pierre Verger recebeu na Nigéria, significa ‘nascido de novo’. É um reconhecimento das relações atlânticas que queremos desenvolver. Atualmente, a rede já reúne mais de 20 instituições culturais nos três continentes. No Brasil, são mais de 10, entre elas a Fundação Pierre Verger e o Instituto Sacatar em Itaparica”, afirmou.

 

Segundo a comissária-geral da temporada França-Brasil, Anne Louyot, a Villa Fatumbi vai poder reunir todos os projetos que nascerem dos encontros da temporada 2025.

 

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS