Últimas Notícias

Associações emitem alerta sobre envenenamento por metanol em SP

 

Foto: CBO/Divulgação


O avanço dos casos de envenenamento por consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol no estado de São Paulo mobilizou a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) e a Associação Brasileira de Neuro-oftalmologia (ABNO). Ambas divulgaram comunicados destacando a gravidade da situação e os perigos à saúde da população.

A Abrabe relatou que mais de 160 mil itens falsificados foram confiscados em 2025, além de utensílios e substâncias utilizados na fabricação ilegal. A entidade reforçou sua atuação no combate ao comércio irregular, na orientação técnica e na defesa de um mercado regulamentado e seguro.

A ABNO fez um alerta sobre a neuropatia óptica, problema severo que pode levar à cegueira definitiva. Os sintomas surgem entre 12 e 24 horas após o consumo, incluindo “dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, confusão mental e, principalmente, visão turva repentina ou até cegueira”.

O reconhecimento da intoxicação depende da análise clínica e de exames laboratoriais. O tratamento deve ser imediato, com aplicação de antídotos como etanol intravenoso, uso de bicarbonato para corrigir o pH do sangue, reposição de vitaminas e hemodiálise nos quadros mais graves.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS