A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Cruz das Almas, deflagrou a segunda fase da “*Operação Impius”* e deu cumprimento a mandado de prisão em desfavor de V.C.C., 25 anos, acusado de torturar e matar o idoso Cosme Silva de Andrade, para roubar dinheiro de sua aposentadoria, fato ocorrido no dia 12/07/2025, no Povoado do Araçá, zona rural de Cruz das Almas. O crime ganhou forte repercussão social e causou revolta na comunidade do Araçá e região.
Durante a primeira fase da “Operação Impius”, o acusado não foi localizado em sua residência, passando à condição de foragido da Justiça, dando início a nova investigação objetivando a captura do agora foragido, o que ocorreu na manhã de hoje, 16/09/2025, 06 dias após a prisão de seus comparsas.
De acordo com as investigações, após anos tentando se aposentar, o idoso Cosme, pessoa idônea, tranquila e pacífica, finalmente conseguiu a tão sonhada aposentadoria, inclusive com o recebimento dos atrasados. Infelizmente, porém, a realização deste sonho lhe custou a própria vida, ceifada de forma covarde e cruel.
O dinheiro recebido atiçou a cobiça dos acusados, que tem ligação com o tráfico de drogas ilícitas e roubos na região. Um dos presos, que é o líder do tráfico de drogas na localidade, teria autorizado o crime. No submundo do crime, este tipo de delito só acontece com a autorização da liderança local.
Os acusados teriam invadido a residência da vítima e torturado o idoso com pauladas em várias partes do corpo para informar onde estava o dinheiro da aposentadoria. Não satisfeitos, após subtrair o dinheiro da aposentadoria, os acusados continuaram com a tortura até a morte, com pauladas no rosto da vítima que ficou desfigurada, morrendo no local.
A Polícia Civil da Bahia iniciou uma minuciosa investigação, arregimentando provas da autoria. O Delegado de Polícia representou pela prisão dos acusados, que foi decretada pela Justiça Criminal e, em menos de dois meses do crime, foi deflagrada a “Operação Impius”.
Durante o cumprimento dos mandados de prisão e de busca domiciliar, as equipes policias aprenderam significativa quantidade de entorpecentes, entre “maconha” e cocaína, além de uma moto com adulteração de sinal de veículo automotor. O acusado preso na manhã de hoje, no entanto, não foi localizado.
Com mais esta prisão, a Polícia Civil de Cruz das Almas fecha com sucesso a fase de cumprimento dos mandados, passando a fase final de conclusão das investigações e colheita de provas.
*Polícia Civil da Bahia, cada vez mais forte!!!*