Primeira vila fundada na região do Recôncavo, Jaguaripe possui uma história e cultura ricas, que podem ser exploradas de diversas formas. Pensando nisso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, tem proporcionando a estudantes visitas guiadas pelo município. A programação terá seu encerramento no próximo dia 26.
No último dia 12, por exemplo, foi a vez de alunos do Centro Educacional Titania visitarem diversos pontos da cidade, em uma verdadeira uma aula de história ao ar livre. O passeio contou com a presença especial do apresentador Alex Lopes, que gravou o quadro “Fala Moleque”, e do secretário de Cultura e Turismo do município, Mateus Almeida, junto à sua equipe, que compartilharam com os estudantes a grandiosa história de Jaguaripe e sua importância na célebre Batalha do Funil.
"Esse é um momento muito importante para nossa cultura e nosso turismo. Apresentamos para os estudantes prédios históricos e importantes do município, além de outros aspectos culturais. Essa iniciativa eleva o nome de Jaguaripe. Você, que não conhece nosso município, venha conhecer e se encantar com a primeira vila do Recôncavo baiano.
Os estudantes conheceram ainda a memória da Cadeia do Sal; mergulharam no universo dos saveiros com o oficineiro e saveirista Mestre Bira, que destacou a relevância dessa embarcação para o transporte náutico da Bahia, e foram envolvidos pelas manifestações culturais que pulsam no coração do município.
A programação foi enriquecida com a apresentação do Mestre Edinho de Maculelê, que trouxe a energia contagiante das crianças, e pelo grupo Raízes da Terra, do professor Cláudio Costa, que emocionou a todos com a força da capoeira. O cortejo da charanga, acompanhado de Gaspí e a Burrinha, trouxe música, dança e alegria, em um verdadeiro espetáculo popular.
Encerrando o percurso, os estudantes visitaram a Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, onde a professora Glória apresentou curiosidades e relatos históricos que emocionaram a todos, tornando o momento ainda mais enriquecedor.