_Fotos: Valter Pontes / Secom PMS_
_Reportagem: Gilvan Santos / Secom PMS_
"Esse programa tem muitos benefícios. Primeiro, ele tem a capacidade de resolver problemas de saúde provocados pela insalubridade, calor e pela infiltração etc. Segundo, é um programa que tem um alcance social enorme, porque traz dignidade e qualidade de vida sem tirar a pessoa da convivência com seus familiares, amigos e vizinhos. Terceiro, vai influenciar sem sombra de dúvidas na vida das crianças, que terão mais conforto para estudar e melhor qualidade de sono", afirmou.
Uma das moradoras contempladas foi Valdeci Marques, 64 anos, que mora há 40 anos na Vila Gaspar, comunidade no bairro. A filha dela, Diana Marques, contou que a casa não tinha reboco e apresentava uma série de problemas, como infiltração, mofo e umidade. A situação mais crítica era a do banheiro.
"A casa estava em uma situação muito complicada. Estava só no bloco e com muitos problemas devido ao tempo. Conseguimos bater a laje e fazer dois quartos em cima, com o auxílio emergencial, mas ainda faltava fazer muita coisa, principalmente embaixo. O banheiro não tinha piso e nem caída de água. Quando a gente tomava banho, molhava tudo e deixava úmido. Era o sonho da minha mãe ver essa casa reformada, e eu não tenho palavras para agradecer ao Morar Melhor", afirmou.
O programa fez melhorias na casa de Valdeci Marques como a colocação de reboco, instalação elétrica e pintura. O banheiro passou a ser revestido de cerâmica com um kit novo de sanitário. Além disso, o telhado foi reformado e o imóvel recebeu novas portas e janelas, além de revestimento nas paredes.
*Morar Melhor* - O secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos, explicou como o programa é importante para recuperar a autoestima dos moradores e para resolver questões de saúde, a exemplo de problemas respiratórios e outras doenças provocadas pela falta de infraestrutura adequada.
"A gente percebe o quanto esse programa muda a vida das pessoas, como o próprio slogan dele diz: 'mudar de vida, sem mudar de endereço'. Ele cria um sentimento de pertencimento à comunidade, os vizinhos ficam felizes porque valoriza a região e é muito impotente para nós conseguirmos, através de nosso trabalho, fazer essas entregas. Cada nova entrega do Morar Melhor é emocionante", disse.
A coordenadora do programa, Cristiane Oliveira, destacou o caráter social dele: “O alcance social do Morar Melhor é muito grande, porque além de tratar a casa, a gente identifica as famílias e suas vulnerabilidades, tanto social quanto econômicas, e dá o direcionamento que elas precisam para serem assistidas pelos benefícios sociais e outras políticas públicas. É um trabalho socioassistencial e de saúde", afirmou.