Cezar Leite preside fórum sobre valorização da vida
Evento gratuito vai reunir, no dia 6, especialistas em saúde, direito e assistência social
A proteção aos bebês ainda no ventre materno será tema de um fórum na próxima segunda-feira (6), às 9h, no auditório do Edifício Bahia Center. O evento “Direitos, Proteção e Afeto ao Nascituro” é uma realização da Câmara Municipal de Salvador, por iniciativa do vereador Cezar Leite (PL), médico cirurgião vascular, presidente da Comissão de Assistência Social e Proteção à Pessoa com Deficiência e integrante da Comissão de Saúde da Casa.
“Sou um parlamentar pró-vida. Estou a serviço da pessoa humana, mesmo aquelas que ainda estão para nascer, como é o caso dos bebês. Acreditamos que, mesmo estando na barriga da mãe, o bebê possui direitos que devem ser respeitados e protegidos. Este evento vai abordar um tema muito importante e convido a todos a participar”, disse Cezar Leite.
O encontro tem como objetivo promover uma discussão abrangente sobre a valorização da vida desde a concepção, abordando aspectos jurídicos, emocionais e de saúde. A programação contará com palestras de profissionais renomados em suas áreas, incluindo a médica obstetra da Pastoral da Família, Jamine Pinho; a terapeuta do projeto Raquel Salvador, Sônia Costa; o advogado e fundador da Casa Monte Tabor, Emanuel; a psicanalista clínica, Solange Meinking; e o ex-deputado federal Luiz Bassuma.
------------------------------
Aladilce repercute votos a favor dos
projetos do Magistério e do empréstimo
Líder da oposição parabenizou a Câmara por intermediar as negociações
Na sessão ordinária de quarta-feira (1⁰), Dia do Vereador, prevaleceu na Câmara Municipal de Salvador, segundo a líder da oposição, Aladilce Souza (PCdoB), “o princípio maior do parlamento, o diálogo, a intermediação”. E foi nesse clima que foram aprovados dois projetos do Executivo: o PLC 03/2025, que reestrutura o Plano de Cargos do Magistério, e o PLE 425/2025, que autoriza empréstimo de R$ 95 milhões, junto à Caixa Econômica Federal e com recursos do Novo PAC, para renovação da frota do Subsistema de Transporte Especial Complementar (STEC).
“No caso do STEC, nossa preocupação é com a segurança jurídica. Fomos favoráveis ao empréstimo, mas achamos que os veículos que forem adquiridos com esses recursos têm que ser passados para os permissionários sob o regime de concessão de uso, mantendo-os como patrimônio público municipal. E se a finalidade for desviada, que esses veículos sejam revertidos para o patrimônio do Município”, pontuou a vereadora.
A emenda foi apresentada na reunião conjunta das comissões, antes da votação em plenário. “É papel institucional da Câmara proteger o interesse público. Apresentamos uma emenda, mas não foi acatada”, completou Aladilce.
A vereadora fez questão também de parabenizar a condução do presidente da Casa, Carlos Muniz (PSDB), que garantiu o direito dos vereadores discutirem as matérias antes da votação e colocou a Câmara na posição de mediadora das negociações, sobretudo no caso dos professores, articulando a negociação entre o Executivo e a APLB-Sindicato. “Todos saíram ganhando”, concluiu.