Últimas Notícias

Brasil tem mais de 200 casos suspeitos de intoxicação por metanol

 

Foto: Reprodução/Biodiesel Brasil


O Brasil investiga 209 casos suspeitos de intoxicação por metanol relacionados à ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados neste domingo (5). Até o momento, 16 casos foram confirmados (14 em São Paulo e 2 no Paraná), e 15 mortes estão registradas 2 confirmadas em São Paulo e 13 ainda sob investigação.

O estado de São Paulo concentra a maior parte dos casos, com 14 confirmações e 178 em análise. Ao todo, 13 estados notificaram ocorrências, com destaque também para Pernambuco, Paraná, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Ceará.

Para enfrentar a emergência, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição do antídoto etanol farmacêutico, com envio de 580 ampolas a cinco estados: 240 para Pernambuco, 100 para o Paraná, 90 para a Bahia, 90 para o Distrito Federal e 60 para Mato Grosso do Sul. Essas doses fazem parte de um lote de 4,3 mil unidades disponibilizadas pelo SUS por meio de hospitais universitários e da Ebserh.

A intoxicação por metanol é grave e pode ser fatal. Os sintomas mais comuns incluem perda de visão, náuseas, vômitos e dores abdominais. Diante de qualquer sinal, é essencial buscar atendimento médico imediato e alertar outras pessoas que possam ter consumido a mesma bebida. A demora no tratamento aumenta significativamente o risco de morte. Canais de emergência, como o Disque-Intoxicação da Anvisa (0800 722 6001) e o CIATox local, estão disponíveis para orientação.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS