Últimas Notícias

Mães atípicas concluem oficina de culinária e celebram novas oportunidades de renda em Salvador




Fotos: Otávio Santos / Secom PMS
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Letícia Silva / Secom PMS


Na mesa da cozinha de casa, Adriele Cristina, 39 anos, já tinha o costume de preparar doces para complementar a renda da família, mas sempre sonhou em ampliar o cardápio e conquistar novos clientes. Ao longo de um mês, ela dividiu as aulas do curso “Oficina de Culinária – Alimentando Sonhos”, promovido pela Prefeitura de Salvador, com o filho Ayan, de 5 anos, que esteve ao seu lado em todos os encontros.


Nesta sexta-feira (3), mãe e filho receberam juntos o certificado, em uma conquista que representa novas possibilidades de futuro para ela.


“Foi maravilhoso participar da oficina, muito bom mesmo. Já trabalho com doces, mas agora aprendi a fazer também os salgados e isso vai elevar muito as minhas vendas. Receber esse certificado simboliza uma nova porta que se abre. Já estou me organizando para o Natal”, contou Adriele.


A formação reuniu 50 mães atípicas, que participaram de aulas práticas para fazer bolos, tortas, pães e salgados, em uma programação de 20 horas. Realizada pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com a Faculdade Anhanguera e a Central Única das Favelas (Cufa) Bahia, a iniciativa fez parte da programação do Setembro Verde, mês dedicado à luta pelos direitos das pessoas com deficiência.


A diretora de Políticas para Pessoas com Deficiência da secretaria, Daiane Pina, ressaltou que a capacitação reforça o compromisso da Prefeitura em transformar vidas por meio do empreendedorismo. “Das 50 mulheres inscritas, duas já ingressaram na universidade. Ver esse auditório cheio, ver que elas mesmas prepararam o coffee break de encerramento, é a prova de que estamos realmente fazendo a diferença. É muito gratificante acompanhar a superação e a rede de apoio que elas construíram entre si”, disse. 


O diretor da Cufa Bahia e coordenador da Cufa Região Metropolitana, Thiago Lima, afirmou que a parceria foi fundamental para oportunizar acolhimento e renda às participantes da oficina. “Nosso objetivo é justamente oportunizar, construir pontes e fortalecer redes de apoio. Essa parceria trouxe aprendizado, renda e acolhimento para mulheres que muitas vezes não têm suporte fora daqui. Para nós, é uma alegria imensa ver essa transformação”, pontuou.


Já a gerente e diretora da Faculdade Anhanguera Iguatemi, Cleise Fernandes, comentou sobre o envolvimento da instituição na iniciativa: “O curso movimentou toda a universidade, trouxe cores, sabores e muitas histórias. Parcerias como essa, que unem educação e qualificação profissional, são fundamentais para gerar impacto social. E nós aprendemos muito também com cada uma dessas mulheres”.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS