.
Manoel Gusmão e Ana Paula se reúnem com a APAE de Vitória da Conquista.
Na tarde desta quinta-feira, 16, Manoel Gusmão da Silveira (Líder comunitário e presidente municipal do PODEMOS) e Ana Paula (Assistente social e presidente municipal do PODEMOS Mulher), se reuniram com a direção da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Vitória da Conquista, a fim de conhecerem de forma mais aprofundada as demandas e problemas da instituição.
A direção da Apae explicou que nos últimos anos a instituição tem sofrido com reduções no número de servidores do Estado e do Município cedidos à associação, o que fez com que profissionais precisassem ser contratados para atender às 540 pessoas às quais a Apae assiste, onerando a folha de pagamentos. Além disso, os últimos anos foram marcados por atrasos nos repasses de verbas oriundas dos governos estadual e municipal, impondo algumas dificuldades e a necessidade de reforma e ampliação da instituição.
Durante a reunião, Manoel e Ana Paula se comprometeram em articular reuniões com o Executivo Municipal, bem como com deputados estaduais e federais com o objetivo de encontrar soluções para os problemas enfrentados pela Apae. "Os mesmos mostram o seu empenho. Daqui nós já tiramos alguns aspectos para uma conversa com o Governo do Estado, Governo Federal e, acima de tudo, com o Município, com a prefeita, para buscarmos soluções viáveis e urgentes para o desempenho desta instituição que presta um serviço de relevância não só para Vitória da Conquista mas para toda a região sudoeste”, destacou Manoel Gusmão.
De acordo com Ana Paula, nós estamos cumprindo o nosso papel de mediar um encontro entre a instituição e os órgãos competentes. “A participação da comunidade tem o seu papel fundamental de ajudar, colaborar, servir e mediar encontros da instituição, a partir das suas necessidades, com os órgãos competentes para dar solução rápida às suas necessidades”, disse Ana Paula.
A diretora da Apae, Deise Placha, destacou que os serviços dependem dos recursos financeiros para garantir todos os serviços prestados pela instituição. “Nós precisamos regularizar o repasse público que vem atrasando demais. Sem recurso financeiros não tem como a gente manter qualquer serviço”, disse ela apontando ainda que é preciso firmar outras parcerias a fim de garantir recursos humanos também. “A Apae é uma instituição que atua não só na área da Educação, mas na área da Saúde, da Assistência Social, da Educação e da defesa de direitos. É uma instituição grande com 48 anos de história, que atende 540 usuários mais os familiares de Vitória da Conquista e região”, explicou a diretora.
Para a presidente da instituição, Maria do Carmo (Carminha), a reunião foi de grande importância e as discussões fizeram com que ela ficasse esperançosa. “Eu estou muito feliz com a presença deles (Manoel e Ana Paula), vi que não é somente uma fala, vi realmente pessoas com propósito, vi pessoas realmente comprometidas. Eu estou esperançosa de que vaio haver uma solução realmente da nossa causa. Estou confiante”, disse ela.
Tags:
Vitória da Conquista