Últimas Notícias

SALVADOR: Fórum Vida no Trânsito debate ações para reduzir acidentes com motociclistas

 





Fotos: Bruno Concha / Secom PMS

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Camila Vieira / Secom PMS

 

O VI Fórum Vida no Trânsito reuniu nesta terça-feira (30) cerca de 200 pessoas, entre autoridades públicas e profissionais das áreas de saúde, trânsito e segurança viária, em debates realizados no auditório do Sest Senat, na Pituba. Com o tema “A gestão e os desafios do trânsito: perspectivas e tendências na condução de duas rodas”, o evento tem como objetivo fortalecer a articulação entre diferentes setores e incentivar a adoção de comportamentos mais seguros por motociclistas.

 

Aberto ao público geral, o fórum é promovido pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Mobilidade (Semob), Superintendência de Trânsito (Transalvador), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e pelo Comitê do Programa Vida no Trânsito (PVT).

 

Nos sete primeiros meses deste ano, 76% dos acidentes de trânsito na capital baiana envolveram motos. Do total de sinistros registrados (2.133) neste período, 1.628 tiveram a participação de motocicletas e 74 resultaram em mortes.

 

O titular da Semob, Pablo Souza, destacou as ações articuladas promovidas pela gestão municipal para conscientizar os motociclistas. De acordo com o secretário, a segurança viária é um valor inegociável.

 

“Estamos realizando capacitações ao longo de todo o ano, inclusive os condutores recebem um capacete novo ao final do curso. Nesta sexta-feira, faremos uma oficina com os mototaxistas credenciados. É um momento importante de escuta para avaliar os avanços. E vamos discutir aqui mecanismos para melhorar cada vez mais o trânsito em Salvador, lembrando que durante todo esse mês tivemos ações importantes”, afirmou o secretário de Mobilidade.

 

A Prefeitura lançou em setembro a campanha “Desacelere. Tem sempre alguém esperando por você”. Voltada aos motociclistas, a ação integra a Semana Nacional do Trânsito 2025, celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro. O objetivo é reforçar os riscos do excesso de velocidade e estimular o respeito aos limites nas vias. As peças se somam às operações de fiscalização em toda a cidade. 

 

O superintendente da Transalvador, Diego Brito, reafirmou o compromisso do poder público municipal em reduzir os números de acidentes. “Temos trabalhado muito, o ano inteiro, com o intuito de aumentar a segurança viária e de salvar vidas. Então, é muito importante esse evento para pensarmos estratégias na condução dos motociclistas, que são as maiores vítimas do trânsito”, pontuou.

 

Índices - Palestrante no evento, a psicóloga, sanitarista e chefe do setor de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Vigilância Epidemiológica da SMS, Ana Cláudia Urpia, comentou sobre o crescimento do número de mortes de motociclistas no trânsito. “A gente vinha diminuindo tanto os índices de lesões quanto de mortes de motociclistas no trânsito até 2020. Após a pandemia, a gente vem sofrendo, não só em Salvador, mas em todo o Brasil”, apontou.

 

Para a especialista, o fórum é um momento importante de discussão em busca de possíveis soluções para a redução dos acidentes e óbitos. “Além da fiscalização, que é muito importante, das reestruturações da via com instalação de motofaixas, precisamos focar na questão comportamental, na educação para o trânsito. Além disso, vamos abordar os prejuízos relacionados às questões laborais. Muitos condutores sofrem danos irreversíveis e às vezes tornam-se deficientes e incapazes de trabalhar”, destacou Ana Cláudia.  

 

Referência - Salvador foi um dos primeiros municípios brasileiros a integrar o programa Vida no Trânsito, iniciativa que busca respostas ao plano da década de segurança viária, com redução do número de acidentes através de iniciativas sustentáveis. Durante sua fala, a representante do Ministério da Saúde, Cheila Marina Lima, destacou que a capital baiana tem conseguido manter uma linha bem-sucedida nas políticas de diminuição de sinistros com vítimas fatais.

 

“Salvador tem conseguido congregar atores importantes que desenham um plano de ação efetiva, atuando com inteligência e informação qualificada para reduzir tanto os sinistros, quanto as lesões graves e mortes. Então, Salvador consegue ser hoje um exemplo para o restante do país”, considerou a representante do ministério.

 

A gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Mirian Bastos, fez um balanço das iniciativas em prol da segurança viária realizadas ao longo de setembro. “Estamos fazendo o fechamento do mês do trânsito, com diversas ações importantes e impactantes para a nossa cidade. Hoje vamos dialogar com a Organização Pan-Americana da Saúde, Ministério da Saúde, técnicos, pesquisadores, enfim, toda a comunidade científica, sobre a gestão do trânsito em Salvador, especialmente em relação aos condutores de duas rodas. É um momento muito especial de reflexão sobre as nossas políticas públicas”, disse.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS