Últimas Notícias

Setor de saúde discute humanização e cuidado emocional e espiritual ao paciente




Seminário Na Pele do Paciente II, promovido pela AHSEB, reúne especialistas para discutir práticas centradas no paciente

A primeira edição do Seminário Na Pele do Paciente aconteceu no último mês de maio
Crédito: Vaner Casaes

Como transformar a experiência do paciente em um processo mais humano, acolhedor, seguro e inovador será o ponto central do Seminário Na Pele do Paciente II, que acontece nesta quinta-feira (9), no Mundo Plaza Business Center, em Salvador (BA), das 7h30 às 17h10. O evento integra as comemorações dos 60 anos da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde da Bahia (AHSEB) e reunirá gestores, profissionais e especialistas renomados para discutir práticas e estratégias que vêm redefinindo a saúde com foco na humanização, na dimensão emocional e espiritual do paciente.

Após o sucesso da primeira edição, realizada em maio deste ano, a segunda edição amplia o debate com novos temas que reforçam a importância de colocar o paciente no centro do cuidado. A programação contará com palestras, painéis, apresentação de cases, debates e momentos de networking, abordando desde a proteção de dados até a jornada do cuidado oncológico. Segundo a oncologista Clarissa Mathias, médica da Oncoclínicas Bahia e líder do Cancer Center Hospital Santa Izabel, “A proposta é enxergar o indivíduo como um mundo, em todas as suas dimensões, incluindo a espiritualidade, que deve ser entendida e respeitada como parte fundamental da saúde.”

Segundo o presidente da AHSEB, Mauro Adan, nos seus 60 anos, a entidade reforça um tema fundamental do segmento ao colocar o paciente no foco das discussões. “Acreditamos que colocar o paciente no centro é fundamental para avançarmos na humanização e na personalização dos atendimentos, considerando tanto as necessidades clínicas quanto o cuidado com o lado humano. Esta é também a oportunidade de reunir em nosso estado especialistas locais e nacionais para debater temas estratégicos e relevantes, fortalecendo os nossos associados e contribuindo para o desenvolvimento do mercado baiano”, afirma Adan.

Pela manhã, o público acompanhará apresentações como a da advogada e consultora Fabiani Borges que abordará o tema “Compartilhamento de Dados do Paciente: O Que Pode ou Não Pode”, trazendo uma análise sobre as implicações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no setor de saúde. Em um momento de forte digitalização e uso crescente da inteligência artificial, a especialista vai mostrar como hospitais, clínicas e instituições de saúde podem lidar com os limites legais e éticos do uso de informações sensíveis, destacando os riscos e também as soluções possíveis a partir da adoção de boas práticas de governança.

Segundo Fabiani, o objetivo é chamar atenção para a necessidade de processos claros e seguros no tratamento e no compartilhamento de dados pessoais em saúde. “A maioria das instituições associadas à AHSEB trata dados sensíveis de pacientes, e esse compartilhamento tem limitações que a lei impõe. Não adianta apenas apontar os problemas, é preciso trazer soluções, e elas passam necessariamente por boas governanças, envolvendo pessoas, processos e tecnologia para garantir a segurança da informação e evitar incidentes que podem trazer riscos graves à vida dos pacientes”, destacou.

A especialista alerta que a falta de governança de dados pode expor pacientes a situações de vulnerabilidade extrema e comprometer a credibilidade das instituições. Para Fabiani, soluções como criptografia, controle de acesso e segregação de funções são indispensáveis para reduzir vulnerabilidades e evitar processos administrativos e indenizações às quais os hospitais ficam sujeitos em casos de falhas de segurança.

Integração emocional e espiritual – No turno da tarde, a programação tem como um dos destaques a palestra da oncologista Clarissa Mathias, também membro do conselho da ASCO – American Society of Clinical Oncology, que apresentará a palestra “Cuidando do Indivíduo: A Interconexão entre Corpo, Mente e Espírito”. Sua proposta é mostrar como a integração de aspectos emocionais e espirituais ao tratamento clínico pode transformar a jornada do paciente oncológico, promovendo mais qualidade de vida e engajamento no processo de cura.

A especialista destaca que, desde 1988, a Organização Mundial da Saúde incorporou a espiritualidade ao conceito de saúde, mas esse aspecto ainda é pouco considerado na prática hospitalar. Para a especialista, é essencial que as equipes de saúde compreendam, respeitem e incorporem essa dimensão no cuidado diário. “A proposta é enxergar o indivíduo como um mundo, em todas as suas dimensões, incluindo a espiritualidade, que deve ser entendida e respeitada como parte fundamental da saúde”, ressalta.

O seminário contará ainda com a participação de nomes como Clóvis Queiroz, diretor de Relações do Trabalho e Sindical da Confederação Nacional de Saúde, com a palestra “NR 01 e os Riscos Psicossociais: Do Debate Tripartite à Responsabilidade das Empresas de Saúde”, Augusto Cruz, sócio da AC Sustentabilidade & Governança, que abordará “O Cuidado com a Intimidade do Paciente”, e Camila Oubinha Duran, arquiteta da Santa Casa da Bahia, que apresentará a palestra “Espaços Vivos” sobre neuroarquitetura hospitalar.

Também integram a programação a enfermeira-chefe do Hospital Português, Karen Reis Carvalho, com “Curta Permanência: Humanização que Gera Valor”, representantes do A.C.Camargo Cancer Center, que trarão a palestra “A Jornada da Experiência Humana em um Cancer Center”, além de Lucas Andrade, VP de Estratégia da Florence, e José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa da Bahia, que encerrará com o relato “Empatia à Flor da Pele: O Relato de um Cuidar Verdadeiro”.


SERVIÇO

Seminário Na Pele do Paciente II – AHSEB

Informações Tatiane Freitas
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS