![]() |
| Foto: Letícia Martins/EC Bahia |
O Bahia saiu na frente com um golaço de Ademir, mas acabou cedendo o empate em 1 a 1 ao Juventude, na noite desta sexta-feira (28), no Alfredo Jaconi, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os donos da casa igualaram o placar com Gabriel Taliari, também no primeiro tempo.
Com a igualdade, o Tricolor caiu para o sétimo lugar na tabela de classificação com 57 pontos, um a menos do que o Botafogo, que é o sexto e ainda joga na rodada, e também do que o Fluminense, que assumiu a quinta posição. Na vice-lanterna, o Alviverde gaúcho tem 34, cinco a menos para sair da zona de rebaixamento.
O Bahia volta ao gramado na próxima quarta (3), para o último jogo em 2025 na Arena Fonte Nova. O Tricolor recebe a visita do Sport a partir das 20h, pela 37ª rodada.
Primeiro tempo
A casa era do Juventude, mas quem começou melhor e tomando conta do jogo foi o Bahia. O Esquadrão de Aço impunha seu estilo de jogo com posse de bola, mas sem conseguir acertar detalhes nas jogadas para levar perigo ao gol defendido por Jandrei.
O Tricolor arriscou com Juba aos 32 minutos, que bateu forte no gol mesmo sem ângulo e Jandrei defendeu de soco. Os donos da casa responderam cinco minutos depois no chute forte de fora da área de Rafael Bilu, mas Ronaldo espalmou para fora.
Segundo tempo
O Bahia voltou dos vestiários modificado. Rodrigo Nestor entrou no lugar de Jean Lucas. Enquanto que o Juventude manteve a mesma equipe da etapa inicial. Com 10 segundos de jogos, Nestor soltou a bomba de fora da área, a bola explodiu em Jandrei, mas Pulga não conseguiu aproveitar o rebote. Aos 15 minutos, Jandrei caçou borboleta ao tentar segurar uma bola cruzada na área que escapou e quase o Tricolor conseguiu finalizar no bate e rebate, mas a defesa gaúcha afastou o perigo. O Juventude chegou a virar o jogo com Marcos Paulo aos 20 minutos com um golaço de bicicleta de Marcos Paulo. Mas o VAR invalidou o tento apontando impedimento no início da jogada. Aos 26, Erick deu uma entrada dura em Marcelo Hermes que caiu no chão e pediu atendimento médico. Enquanto isso, o VAR analisou o lance e não mostrou nenhum cartão para o meia do Tricolor. Três minutos depois, o Ju quase marcou o segundo gol com Negueba ao desviar o cruzamento de Marcelo Hermes que Ronaldo fez grande defesa e salvou o time baiano. Aos 41, o arqueiro salvou o Tricolor ao espalmar cruzamento de Ênio. Depois, Negueba cabeceou com perigo e Ronaldo fez uma grande intervenção para salvar o Esquadrão mais uma vez aos 47. O Esquadrão de Aço desperdiçou grande chance de marcar o segundo gol aos 50 minutos no bate e rebate nos chutes de Gilberto e Ademir que pararam na marcação. Os donos da casa ainda tiveram duas chances na sequência, mas mandaram para fora.
Gols: Gabriel Taliari (Juventude) / Ademir (Bahia)
Juventude: Jandrei; Luan Freitas (Ênio), Rodrigo Sam e Marcos Paulo; Reginaldo (Ewerthon), Caíque (Jadson), Luis Mandaca, Nenê (Matheus Babi) e Marcelo Hermes; Rafael Bilu (Negueba) e Gabriel Taliari. Técnico: Thiago Carpini.
Bahia: Ronaldo; Gilberto, Kanu, Gabriel Xavier e Luciano Juba; Acevedo (Caio Alexandre), Jean Lucas (Rodrigo Nestor) e Everton Ribeiro (Erick); Ademir, Erick Pulga (Tiago) e Willian José (Cauly). Técnico: Rogério Ceni.

.png)
