Pacientes com consultas marcadas são barradas, forçadas a horas de espera e tratadas "como cachorro", denuncia moradora; Prefeito Benon e Secretário Luiz Henrique são cobrados por explicações.
A população de Nazaré, no Recôncavo Baiano, clama por respeito e eficiência na saúde pública. O Hospital da Mulher da cidade virou palco de um episódio revoltante de descaso e desorganização nesta quinta-feira (27/11), conforme denúncia exclusiva enviada ao PIRÔPO NEWS pela moradora Alexandra Oliveira.
Alexandra relatou estar na unidade desde as 6h30 da manhã para uma consulta ginecológica previamente marcada. No entanto, ao chegar, descobriu que seu nome e o de outros pacientes não constavam na lista de atendimento, uma falha que a central de marcação admitiu ser um "erro".
"Mandei mensagem pra central de marcação e eles disse q teve um erro, mandaram outra lista. Quando passamos queríamos ser atendida a recepcionista colocou outras pessoas na frente. (...) a recepcionista disse q deu prioridade a outra pessoa pq ela trabalhava todos nós trabalhamos. Mais somos tratados como cachorro." – Dona Alexandra Oliveira ao PIRÔPO NEWS.
A situação se agravou quando, mesmo após a correção da lista, a prioridade de atendimento foi dada de forma arbitrária a uma terceira pessoa, sob a justificativa de que esta estaria em horário de trabalho. A denunciante questiona: "Todos nós trabalhamos", ressaltando o profundo desrespeito com os cidadãos que precisam sacrificar suas horas para buscar atendimento de saúde.
❓ Onde está a Gestão?
A denúncia de Dona Alexandra Oliveira lança luz sobre a grave falha na gestão e no atendimento humanizado do serviço de saúde municipal. A desorganização no sistema de marcação e a falta de critério na priorização de pacientes são sintomas de um problema maior que assola o município.
O PIRÔPO NEWS exige explicações imediatas do Prefeito Carlos Benon Sampaio Cardoso (PSD) e do Secretário Municipal de Saúde, Luis Henrique Prazeres Costa. A população de Nazaré, que elegeu Benon e tem o direito fundamental à saúde, não pode continuar sendo tratada com tamanho desrespeito.
O Artigo 220 da Constituição Federal, juntamente com a jurisprudência estabelecida pela ADPF 130 (que assegura a plena liberdade de imprensa), garante o direito de veicular a informação e cobrar a transparência do poder público.
- O PIRÔPO NEWS entrará em contato com a Secretaria de Saúde de Nazaré (BA) e a Prefeitura para solicitar um posicionamento oficial sobre o ocorrido e as medidas que serão tomadas para corrigir a calamidade no Hospital da Mulher.
- A denúncia e a matéria serão encaminhadas à Ouvidoria Municipal e ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) para ciência e eventual investigação do caso de má gestão e tratamento desumano.

.png)
