As professoras Maria da Conceição e Márcia de Almeida, docentes do componente curricular Língua Portuguesa do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, no município de Nazaré-BA, acertaram o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025. O tema deste ano foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
Durante o preparatório dos alunos e alunas do Luiz Viana, nas aulas de redação, as professoras haviam proposto uma produção textual com o tema “A desvalorização do papel do idoso na sociedade”. A proposta contou com textos de apoio cuidadosamente selecionados: um excerto de matéria do Ministério dos Direitos Humanos (2024), que discutia a urgência de políticas públicas diante do crescimento da população idosa no Brasil; um trecho de reportagem da CNN Brasil, com entrevista à médica Ivete Berkenbrok, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, sobre o etarismo e seus impactos na saúde mental; e dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), acompanhados de referência à recente mudança da placa de trânsito do Contran, que busca desconstruir a imagem estereotipada da pessoa idosa representada com bengala e coluna curvada.
O acerto do tema da redação do ENEM pelas professoras do Colégio Luiz Viana é a expressão do comprometimento do Colégio Luiz Viana com a educação pública de qualidade. As aulas de redação, com suas atividades, propostas temáticas, orientações e correções de textos dissertativo-argumentativos, refletem um trabalho pedagógico consistente e coletivo, que só se realiza plenamente graças a uma gestão democrática, com o apoio da diretora Aline Peixoto, as vices-diretoras Arlete Barbosa e Jaciara Brito, além da cooperação entre professores, coordenação pedagógica, funcionários e estudantes. Isso é educação pública de verdade.
.jpg)
.png)
