Últimas Notícias

*Secretario Felipe Freitas diz que o Estado será firme na investigação da morte do jovem Caíque e realiza ações sociais na comunidade de São Marcos


Ascom SJDH


O Governo da Bahia realizou, na quinta e sexta-feira (04 e 05), a Caravana de Direitos Humanos no bairro de São Marcos, em Salvador. A ação é um atendimento à sociedade após a trágica morte do adolescente Caíque dos Santos, 16 anos, durante uma ação policial. A iniciativa mobiliza uma força-tarefa intersetorial para levar cidadania, acolhimento e serviços essenciais ao território, marcando a presença institucional no local.



A realização da Caravana cumpre um compromisso firmado em outubro, durante reunião no Centro de Operações e Inteligência (COI). Na ocasião, as secretarias de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Políticas para as Mulheres (SPM), Segurança Pública (SSP) e Relações Institucionais (Serin) que ouviram as demandas sociais das lideranças locais e dos familiares de Caíque.



Durante ato de abertura oficial da Caravana, na quinta-feira, o secretário da SJDH, Felipe Freitas, destacou o caráter humanitário e de justiça da mobilização. *"Estamos aqui em São Marcos em um ato de solidariedade à toda a comunidade e à família de Caíque. Esta Caravana é uma oportunidade de reafirmarmos o nosso compromisso com a investigação desse caso, buscando a devida responsabilização pela morte desse jovem. É também o momento de reafirmar o valor dos direitos humanos como uma determinação e uma obrigação na nossa atuação enquanto servidores públicos"*, declarou o secretário.




Além da oferta de documentação e assistência jurídica, a programação foi ampliada para fortalecer o diálogo social. Durante os dois dias de Caravana ocorrem não apenas serviços, mas também oficinas e espaços de discussão com a comunidade focados na prevenção à violência, promoção da cultura e educação.


Vereador de Salvador, Hamilton Assis (PSol), esteve na Caravana e ressaltou a importância da presença do Estado na garantia de direitos. "Parabenizamos a SJDH pela iniciativa. Para o nosso mandato segurança pública se faz com inclusão e cidadania” destacou.




Jucélia dos Santos, mãe de Caíque, também participou do ato, e destacou que a presença do Governo do Estado na comunidade é uma esperança de justiça e melhores condições para o bairro de São Marcos. “Agradeço as instituições pelos serviços que estão sendo feitos e pelo compromisso com a nossa família. Não vou parar de lutar até que tenhamos justiça por Caíque” afirmou dona Jucélia.



Além da SJDH, participaram do ato a secretária de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore; a delegada Simone Moutinho, da Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev); o coordenador de Políticas para a Juventude, Nivaldo Millet e o promotor de Justiça, Rogério Gomes.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS