Um novo caso de descaso com a segurança do trabalhador nas obras públicas de Nazaré (BA) vem à tona nesta manhã (4), gerando revolta e mobilização social. Um áudio que circula nas redes sociais denuncia que um operário que trabalhava na reforma da antiga Escola Senhor do Bonfim, no centro da cidade, sofreu uma queda do alto do prédio.
A denúncia é grave: o acidente teria ocorrido por falta do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), especificamente o cinto de segurança. O trabalhador foi resgatado e está internado e correu risco de morte na queda.
O mais alarmante, segundo o amigo da vítima que divulgou o áudio, é que a Empresa W.A.F. Empreendimentos LTDA (W.A.F. Engenharia), responsável pela obra e contratada pela Prefeitura, não está prestando qualquer tipo de assistência à família do trabalhador.
Em um ato de solidariedade, a comunidade se organiza para amparar a família do acidentado, que ficou sem fonte de renda. O apelo é por doações de 1 kg de alimento não perecível para serem entregues na Casa do Tempero, localizada na região do Jacaré, em Nazaré.
O Piropo News não se calará diante desta tragédia. O site exige um esclarecimento público imediato do prefeito Carlos Benon Sampaio Cardoso e da empresa W.A.F. Engenharia.
O prefeito, como gestor municipal, tem o dever de fiscalizar rigorosamente a empresa contratada.
- Por que uma empresa com vários contratos junto à Prefeitura de Nazaré não estaria garantindo o uso de EPIs básicos, como o cinto de segurança, expondo a vida de seus trabalhadores?
- Qual o motivo para a W.A.F. Engenharia abandonar a família de um funcionário acidentado em uma obra pública, obrigando a comunidade a intervir com doações?
Exigimos transparência e, acima de tudo, que o trabalhador e sua família recebam o suporte e os direitos devidos imediatamente.
O Piropo News clama veementemente para que o Ministério Público do Trabalho (MPT) ingresse no caso urgentemente. É necessário instaurar uma investigação para apurar a responsabilidade da empresa na suposta omissão de EPI e no não cumprimento da assistência legal ao trabalhador.
Esta situação é inadmissível e deve ser resolvida com a máxima celeridade.
---O Piropo News reitera que, exercendo a liberdade de imprensa (garantida pelo Art. 220 da Constituição Federal e com a plenitude reafirmada pela ADPF 130), continuaremos a denunciar e fiscalizar todo e qualquer ato que viole a segurança e os direitos da população de Nazaré.

.png)
