Últimas Notícias

BAHIA: Água do Paraguaçu chega em municípios do semiárido baiano

FOTO: divulgação Embasa

A água tratada captada no rio Paraguaçu passou a abastecer, este mês, as sedes de Planaltino, Maracás, Lajedo do Tabocal, Itiruçu e o distrito de Entroncamento, no município de Jaguaquara, em território semiárido na região sudoeste da Bahia. A boa notícia se deve à conclusão e entrega do novo sistema integrado de abastecimento de água (SIAA) implantado pela Embasa; uma infraestrutura que capta água no rio Paraguaçu, em Marcionílio Souza, e transporta essa água por cerca de 30 quilômetros, subindo a Serra do Machadinho, até a estação de tratamento no distrito de Campinho, em Planaltino, para daí seguir tratada por mais de 90 quilômetros de adutoras para distribuição nos municípios atendidos. O investimento foi de R$ 179 milhões, com recursos próprios e captados no mercado financeiro.
“Os municípios que passaram a ser atendidos pelo Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Planaltino eram abastecidos a partir de poços com vazões insuficientes e mananciais superficiais colapsados por crise hídrica ao longo dos anos. A infraestrutura instalada atende atualmente cerca de 24.000 domicílios e tem capacidade para atender novas ligações nesses municípios. Os poços e captações superficiais onde captávamos água vão ser desligados por um tempo até sua desativação definitiva, quando o SIAA de Planaltino estiver completamente testado”, explica o gerente regional de Jequié Gabriel Ramos.
SIAA de Planaltino – O sistema inclui captação flutuante em Marcionílio Souza; adutora de água bruta com 29,7 quilômetros de extensão; quatro estações de bombeamento de água bruta; 16 dispositivos para amortecer os golpes de pressurização e evitar quebramentos nas adutoras de água bruta e tratada; uma estação de tratamento no distrito de Campinhos (Planaltino) com capacidade para tratar 253 litros por segundo; uma estação de tratamento de lodo residual do tratamento; adutora de água tratada com 92,8 quilômetros de extensão, duas estações de bombeamento de água tratada, um reservatório apoiado de 300 metros cúbicos (m³) e um reservatório elevado de 20 m³, em Planaltino.
O SIAA Paraguaçu-Planaltino, nesta 1ª etapa entregue este mês, atende os municípios a Embasa atende os municípios de Maracás (sede), Planaltino (sede e localidade Campinhos), Lajedo do Tabocal (sede), Itiruçu (sede e localidades de Upubaçu, Marialva, Lagoa dos Laços, Eucalipto e Tiririca) e Jaguaquara (Entroncamento de Jaguaquara).
Segundo Giancarlo Bezerra, gerente de obras, a implantação do SIAA de Planaltino foi muito desafiadora. “Tivemos que dar conta de muitas condições complexas, que foram superadas com muita dedicação e trabalho em equipe. Com o início da operação do novo sistema, os munícipios atendidos começaram a receber água em quantidade suficiente e de qualidade. Isso trouxe segurança hídrica e pôs fim à escassez de água que assola a região por anos", conta.

*Créditos da foto: Divulgação Embasa


Atenciosamente,



Unidade de Comunicação Empresarial da Embasa

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS