![]() |
| Foto: Antonio Queirós |
Sessão solene será realizada às 9h30, no Plenário Cosme de Farias, com leitura da Mensagem do Executivo pelo prefeito Bruno Reis
A Câmara Municipal de Salvador (CMS) abre, na manhã do dia 2 de fevereiro (próxima segunda-feira), às 9h30, os trabalhos legislativos de 2026, em sessão solene a ser realizada no Plenário Cosme de Farias, no Paço Municipal. A solenidade, que marca o início da 2ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, será conduzida pelo presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PSDB).
“Daremos início a mais um ano de atividades legislativas com a missão de fortalecer o papel do Parlamento Municipal, aprimorar o debate público e colaborar, de forma institucional, para o avanço das políticas públicas que impactam diretamente a vida dos soteropolitanos”, destaca o presidente Carlos Muniz.
Durante a sessão, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, fará a tradicional leitura da Mensagem do Executivo, com um balanço das ações realizadas no ano anterior e a apresentação dos eixos prioritários do planejamento municipal para 2026.
“Por mais um ano, estaremos atentos às necessidades da cidade e do povo de Salvador, mantendo uma postura de independência, harmonia e diálogo com o Executivo. Tenho certeza de que teremos mais um período bastante produtivo, com foco na aprovação de matérias de interesse da cidade e do cidadão, contribuindo para o aprimoramento da qualidade de vida de quem vive em nossa capital”, completa o presidente Muniz.
Natureza institucional
A sessão de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal marca, de forma solene, o início oficial do ano legislativo, simbolizando a retomada das atividades parlamentares após o recesso. Conduzida pelo presidente da Casa, a cerimônia reafirma o papel institucional do Legislativo, estabelece as diretrizes gerais para o funcionamento do Parlamento ao longo do ano e reforça os princípios da independência e da harmonia entre os Poderes.
Sem caráter deliberativo ou votações, o ato tem natureza institucional e democrática, fortalecendo o diálogo entre os Poderes e reafirmando o compromisso da CMS com a fiscalização, a transparência e a participação popular.
------------------------------
George Reis apresenta planejamento do mandato para 2026
Vereador reafirma compromisso com atuação comunitária, inclusão social e fiscalização das políticas públicas em Salvador
O vereador George Reis (PP), conhecido como Gordinho da Favela, apresentou o planejamento de seu mandato para este ano, reafirmando o compromisso com uma atuação próxima da população e voltada para as necessidades reais das comunidades de Salvador. Líder da bancada do PP na Câmara Municipal, ele afirmou que mantém como diretrizes centrais a inclusão social, a defesa dos trabalhadores e o fortalecimento das políticas públicas nos territórios mais vulneráveis da cidade.
“Nosso mandato é construído com o povo e dentro das comunidades. Em 2026, o compromisso é seguir trabalhando com responsabilidade, diálogo e presença, para garantir que as demandas da favela sejam ouvidas e respeitadas”, afirmou Gordinho da Favela.
Com trajetória marcada pela atuação comunitária, o parlamentar ressaltou que seguirá priorizando a presença constante nas comunidades, a escuta ativa das demandas populares e o diálogo direto com lideranças locais, associações, igrejas e movimentos sociais.
De acordo com o vereador, o planejamento do mandato contempla a cobrança por avanços em áreas essenciais, como infraestrutura urbana, saneamento básico, mobilidade, saúde e acesso aos serviços públicos, além do acompanhamento e da fiscalização das ações do Executivo municipal.
Na área social, destacou que o mandato continuará apoiando projetos comunitários, iniciativas de fortalecimento das famílias em situação de vulnerabilidade e ações que promovam dignidade, cidadania e justiça social. Também está prevista a continuidade do apoio à cultura popular, à fé e às tradições das comunidades, reconhecidas como elementos fundamentais da identidade e da organização social dos territórios.
George Reis ressaltou ainda que sua atuação seguirá pautada pela ética, pela transparência e pela participação popular, “reforçando o papel do mandato como ponte entre a população e o poder público municipal”.

.png)
