Últimas Notícias

PF deflagra nova fase da operação que investiga Banco Master na Bahia e em outros estados

 

Foto: Reprodução/PF


A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (14), a segunda fase da Operação Compliance Zero, que investiga crimes de organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, manipulação de mercado e lavagem de capitais. Na Bahia, agentes cumprem mandados de busca e apreensão como parte das 42 ordens judiciais expedidas pelo Supremo Tribunal Federal, que também são executadas em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Há ainda medidas de sequestro e bloqueio de bens que ultrapassam R$ 5,7 bilhões.

A operação apura um suposto esquema de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master. Entre os alvos estão o dono da instituição, Daniel Vorcaro, familiares dele e o empresário Nelson Tanure. As investigações apontam a venda de títulos de crédito falsos, com emissão de Certificados de Depósito Bancário (CDBs) que prometiam rendimentos de até 40% acima da taxa básica do mercado, considerados irreais pelas autoridades. O prejuízo estimado pode chegar a R$ 12 bilhões.

A primeira fase da operação ocorreu em novembro do ano passado e resultou em sete prisões. Na mesma época, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master, ao concluir que a instituição não tinha condições de cumprir suas obrigações financeiras. A decisão, no entanto, é alvo de questionamentos no Tribunal de Contas da União, que apura possíveis indícios de liquidação precipitada, com o processo tramitando sob sigilo.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS