Últimas Notícias

SALVADOR: Serviços municipais garantem conforto do público da Lavagem do Bonfim ao longo de todo o trajeto da festa






Fotos: Bruno Concha / Secom PMS

Reportagem: Camila Vieira / Secom PMS

 

Baianos e turistas que participam da Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (15), contam com um conjunto de serviços públicos municipais ao longo de todo o trajeto da festa, desde a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, até a Colina Sagrada. Desde a madrugada, a Prefeitura promove ações nos 7km de percurso, assistindo o público que segue a caminhada de uma das maiores e mais tradicionais festas do calendário litúrgico da Bahia.

 

Devota do Senhor do Bonfim e moradora do bairro de Águas Claras, a psicanalista Jussimara Nascimento, 29 anos, saiu de casa às 5h porque queria chegar bem cedinho à saída do cortejo, no Comércio. “O sistema de trânsito foi muito bem organizado, tudo bem sinalizado, então foi muito tranquilo chegar. Sem falar da presença dos guardas civis sempre educados em prestar informações”, disse a baiana que optou em descer a Ladeira da Montanha para ter acesso à Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, onde aconteceu o ritual religioso que antecede a procissão.

 

Com objetivo de orientar a multidão, 200 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) fazem patrulhamento preventivo e ostensivo ao longo de todo o circuito, garantindo a proteção da comunidade e a manutenção da ordem pública. Participante da Lavagem do Bonfim há mais de 50 anos, Railda de Marcos, 78 anos, fez questão de utilizar o Elevador Lacerda para ter acesso à região do Comércio. Em menos de 15 minutos de espera, ela e o marido já tinham conseguido fazer a conexão entre Cidade Alta e Cidade Baixa.

 

“Está tudo maravilhoso. Foi rapidinho e estou vendo que está tudo bem organizado, principalmente os ambulantes que estão posicionados em lugares certos”, comentou a devota. Durante a Lavagem do Bonfim, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atua com equipes de fiscalização, garantindo o cumprimento das normas, a organização do comércio informal e a segurança de trabalhadores e foliões.

 

Os colaboradores estão nas ruas orientando ambulantes, coibindo irregularidades e assegurando melhores condições de trabalho, sempre com diálogo e respeito às tradições da festa. Vendedor de bebidas na festa há mais de 30 anos, o ambulante Edmar da Silva, 53 anos, elogiou o cuidado da Prefeitura com os profissionais. “Nunca fomos não bem tratados. Recebemos equipamento bom para trabalhar, organizam o ponto que a gente vai ficar. Está realmente incrível”, disse o ambulante que aposta no aumento das vendas.

 

“Do jeito que isso aqui está cheio, vou vender tudo”, aposta o comerciante. Entre as assistências mais comuns às pessoas que integram a manifestação religiosa e cultural estão os atendimentos médicos no módulo de saúde (ao lado da Igreja do Bonfim), as orientações repassadas ao público pelos agentes da Guardas Civil Municipal, o ordenamento do trânsito e dos ambulantes, o uso dos 385 banheiros químicos, distribuídos em 34 pontos ao longo do circuito, garantindo mais conforto e organização para os participantes.

 

Mais serviços - Para ajudar a minimizar o calor, dois pórticos localizados no início e final do trajeto, ajudam com a climatização, refrescando o público e reduzindo a temperatura. Confeccionados nas cores azul e branco e fazem referência ao Senhor do Bonfim, o primeiro está na Rua Miguel Calmon, no início da caminhada no Comércio, e o último na Subida da Colina Sagrada, no final da procissão.

 

A população tem à disposição um módulo de saúde, ao lado da Igreja do Bonfim, que segue em funcionamento às 19h. São dez leitos de observação e um leito de reanimação totalmente equipado para atendimento de casos graves. A equipe é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social e farmacêutico, contando ainda com ambulância completa de prontidão para os casos que necessitem de transferência para alguma unidade de saúde.

 

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) está na lavagem com quatro equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), reforçando a atividade já realizada diariamente de sensibilização com a população em situação de rua, no circuito da festa. A pasta promove ações de conscientização sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), por meio da campanha “Criança Não é Mão de Obra”, para mobilizar ambulantes e população sobre como evitar essa violação de direitos contra crianças e adolescentes.

 

Limpeza – Em razão da tradicional Lavagem do Bonfim, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) preparou uma operação especial para atender ao evento. As ações terão início a partir das 16h, logo após o encerramento dos festejos. Ao todo, são 584 agentes de limpeza e 65 equipamentos, que realizam serviços de varrição, coleta de resíduos e lavagem de vias em todo o circuito dos festejos do Bonfim e áreas adjacentes, com foco especial nas regiões do Comércio e dos Mares.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS