Cezar Leite destaca respeito religioso no Carnaval
Vereador avalia positivamente a folia de 2026 em Salvador e atribui resultado à lei municipal de combate à cristofobia
O vereador Cezar Leite (PL) manifestou, hoje (19), satisfação com o comportamento de foliões e artistas durante o Carnaval de Salvador. Segundo o parlamentar, que é médico, a festividade deste ano foi marcada pelo respeito religioso, sem registros de ataques ou paródias ofensivas a símbolos do cristianismo. Ele destacou, ainda, o impacto positivo da nova legislação municipal.
“Não houve, em Salvador, nesse Carnaval, ataque à fé cristã. Não vimos ninguém nas ruas de Salvador se vestindo de Jesus. Não vimos ninguém atacando os símbolos cristãos. E aí eu trago meu aplauso à Câmara Municipal de Salvador, que aprovou a lei de nossa autoria contra a cristofobia, a primeira lei das Américas, quem sabe, até do mundo”, declarou durante participação no Jornal Comunica Brasil, no YouTube.
Cezar Leite reforçou que o objetivo da medida vai além do caráter punitivo, com foco na conscientização da sociedade. “A lei, quando é aprovada, mais do que uma punição, é educativa: ela traz o debate, o questionamento e a consciência social e, nesse caso, o respeito à fé. Não houve artistas se vestindo de freira, nem zombaria contra Jesus, mostrando que leis são eficientes, que o debate é eficiente. E, quando a gente consegue entender esse processo, melhora como sociedade”, disse.
Legislação
A Lei de Combate à Cristofobia proposta por Cezar Leite foi aprovada em 2025 pela Câmara Municipal de Salvador, sendo considerada pioneira no continente. A norma visa proteger a liberdade religiosa e assegurar que símbolos e figuras sagradas do cristianismo não sejam alvo de vilipêndio ou ataques em espaços públicos e em grandes eventos.
Para o autor, a lei garante que o direito à diversão não se sobreponha ao direito fundamental ao respeito à fé e à liberdade religiosa.
------------------------------
Randerson garante escuta
popular durante a folia
Vereador afirma que marcou presença nos circuitos do Carnaval e ouviu os trabalhadores
O vereador Randerson Leal (Podemos), líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador, afirmou que manteve presença ativa durante o Carnaval de 2026, unindo celebração, escuta popular e fiscalização.
Segundo o parlamentar, ao longo dos dias de folia, ele percorreu os principais circuitos da festa, com destaque para o Campo Grande, onde funcionou o Observatório da Casa do Povo. Randerson acompanhou de perto a organização do Carnaval, dialogou com trabalhadores e observou, de forma crítica, os desafios enfrentados por quem faz a festa acontecer.
“O Carnaval é alegria, é cultura, é o povo na rua. Mas também é trabalho, economia e desafios reais que não podem ser ignorados”, destacou.
Um dos principais focos da atuação do vereador foi a situação dos ambulantes, “responsáveis por movimentar a economia informal durante a festa, mas que ainda convivem com falta de estrutura, insegurança e dificuldades operacionais”.
Randerson relembrou a importância do Projeto de Indicação nº 297/2023, aprovado pela Câmara Municipal de Salvador e que começou a ser implantado pela Prefeitura, garantindo alimentação para os ambulantes.
“É um passo importante, uma conquista concreta, mas não podemos parar aqui. Precisamos expandir, melhorar e garantir mais dignidade para esses trabalhadores”, afirmou.

.png)
