Como você vê na nossa imagem de capa, o cenário para 2026 já tem um protagonista definido e uma interrogação que agita os bastidores. O tabuleiro ferve e, para entender o peso dessa disputa, é preciso olhar para as raízes da capital do Recôncavo, onde a histórica rivalidade entre Jacus e Beija-Flores dita quem são os favoritos. Embora a polarização seja forte nas eleições municipais, ela se repete nas estaduais porque os grupos costumam "abraçar" seus candidatos com unhas e dentes.
Essa divisão não nasceu ontem. Nossa pesquisa revela que a força desses grupos remete a lideranças icônicas que moldaram o município:
- O Grupo Jacu: Teve como grande expoente o Dr. Ursicino Pinto de Queiroz, médico respeitado que governou a cidade entre 1977 e 1983. Mais recentemente, o grupo manteve sua força com a liderança do ex-prefeito Dr. Euvaldo Rosa, que também deixou sua marca na história administrativa de SAJ.
- O Grupo Beija-Flor: Foi consolidado pelo saudoso Dr. Renato Machado, que comandou o executivo municipal entre as décadas de 70 e 90 (1983-1988 e 1993-1996). A tradição seguiu firme com a liderança do ex-prefeito Humberto Leite, outra figura central que representou a asa do Beija-Flor na prefeitura.
Essa herança política mostra que o apoio do grupo é o motor principal para garantir votações recordes.
O grupo Jacu segue firme com a pré-candidatura natural à reeleição de Rogério Andrade (MDB). O deputado tem mostrado serviço enviando diversas emendas parlamentares e conta com o prestígio do Governador Jerônimo Rodrigues. Essa parceria tem garantido obras importantes do Governo do Estado na cidade, muitas delas fruto da articulação direta de Rogério, consolidando-o como um nome de peso.
Do outro lado, o grupo Beija-Flor entra na disputa amparado pela gestão do atual prefeito Genival Deolino, muito bem avaliada pela população. Com conquistas reais e um perfil de gestor que o povo gosta, o atual prefeito traz força para qualquer nome que o grupo venha a "abraçar". É uma verdadeira "faca de dois gumes", onde ambos os lados possuem fortalezas reais e lideranças competitivas.
Após o falecimento do deputado Alan Sanches em janeiro — político de caráter íntegro que deixou uma lacuna na Bahia — e com a decisão de Ditinho Lemos em seguir agora como pré-candidato a Federal, a vaga para a ALBA no grupo Beija-Flor ficou aberta.
Em entrevista exclusiva ao Piropo News na última quinta-feira (19), o presidente da Câmara, Dr. Caíque Barbosa, revelou que o suspense termina nesta segunda-feira. O atual prefeito Genival Deolino anunciará o nome que, segundo Caíque, é de "expressão na Bahia". Quem será o dono dessa interrogação que enfrentará Rogério Andrade nas urnas?
Esta reportagem é exercida sob o império da lei, respeitando a ADPF 130, que garantiu a liberdade de imprensa. Reafirmamos o compromisso com o Artigo 220 da Constituição Federal, que assegura que a manifestação do pensamento e a informação não sofrerão qualquer restrição.
Fique ligado no Piropo News para a cobertura completa desse anúncio na segunda-feira!
Gostou da informação? Então não esqueça de:
- Curtir a página
- Seguir a página no Instagram: @piroponewsoficial
Tem uma denúncia ou sugestão? Fale com o "Peso Pesado da Notícia":
📲 WhatsApp: (75) 98337-6750
VEJEJA ENTREVISTA COM O PRESIDENTE DA CÂMARA :

.png)
