Últimas Notícias

Ouro Negro: Bloco Afro Muzenza desfila história e resistência no Circuito Dodô*




foto: Ícaro Soares 





O Bloco Afro Muzenza do Reggae desfilou na noite desta segunda-feira (16) no Circuito Dodô (Barra-Ondina), levando para a avenida mais de quatro décadas de história, resistência e a força da cultura negra no Carnaval de Salvador. O Muzenza é uma das 95 entidades contempladas pelo programa Ouro Negro, desenvolvido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), que neste ano alcança investimento recorde de R$ 17 milhões. 


O diretor-presidente do bloco afro, Jorge Santos, celebra a oportunidade de desfilar com o Muzenza no ano em que comemoram 45 anos de fundação. “Mais um ano de Carnaval, nessa história de luta, resistência e, para esse Carnaval, estamos inspirados a praticar como sempre todo brilhantismo e a força do Muzenza”, afirmou.


O apoio garante a presença de blocos afro, afoxés, grupos de samba, reggae e blocos de índio nos circuitos da capital e em oito cidades do interior, fortalecendo as manifestações populares e a preservação da ancestralidade.


Criado em 5 de maio de 1981 no bairro da Liberdade, como tributo a Bob Marley, o Muzenza consolidou-se ao longo dos anos pela mistura inovadora do samba com ritmos jamaicanos e raízes africanas, tornando-se uma referência cultural dentro e fora do país. 


O desfile reuniu centenas de foliões que celebram não apenas a música, mas a identidade e a luta da população negra representadas na estética, nas letras e na energia contagiante do bloco. 


A artesã Maria da Conceição, que acompanha o bloco Muzenza há 30 anos com o marido, ressalta a relevância de ver os blocos afro ocupando os principais corredores da folia. “Eu sou suspeita de falar, esse é um dos blocos mais apaixonantes de Salvador. O Ouro Negro é fundamental para que os blocos tenham oportunidade”.


_*Repórter: Pamela Simplício*_

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS