Últimas Notícias

Turistas aproveitam as praias de Salvador após o Carnaval





 

Texto: Priscila Machado / Secom PMS
Fotos: Otávio Santos / Secom PMS

 

Mesmo com o fim do Carnaval, a cidade continua repleta de turistas, que aproveitam as altas temperaturas para curtir as praias de Salvador. As águas calmas, mornas e transparentes são um convite ao banho de mar e a momentos de descontração com amigos e familiares.

 

O casal porto-alegrense Carlos Alberto Centeno, de 32 anos, e Paula Fagundes, de 24, chegou a Salvador no domingo para curtir o Carnaval e pretende ficar até o dia 27, aproveitando as praias e os demais atrativos da capital. “Achei o Carnaval uma experiência única, bem diferente do que estamos acostumados a ver. Até brinquei que o Carnaval daqui é ‘puro suco do Brasil’, pois as pessoas são muito alegres, brincando e pulando, algo que realmente aproxima. Agora estamos curtindo e passeando um pouco. Acabei de chegar aqui ao Farol da Barra, mas já dá para ver que é uma praia linda, paradisíaca, com as pedras e também a paisagem do forte”, comentou Carlos Alberto.

 

Paula não pôde deixar de observar a cor da água: “É bem transparente e quentinha. No Rio Grande do Sul, as águas não são o nosso ponto forte, e aqui já conhecíamos a fama das praias lindas. Tomar banho em uma água mais quentinha faz toda a diferença”.

 

Ariele Beidin, de 30 anos, chegou de São Paulo no domingo, curtiu o Carnaval e também visitou equipamentos culturais e alguns pontos turísticos, mas confessou que as praias foram o que mais marcou a experiência dela. “Eu amei, são lindas e eu sou praieira. As águas são transparentes.”

 

A enfermeira paulista Débora Borges, de 27 anos, uniu o passeio de praia ao conhecimento da história de fundação e fortificação da cidade ao visitar também o Forte de Santo Antônio e o Farol da Barra, o mais antigo das Américas ainda em operação. Ela esteve no local acompanhada do esposo e de Bento, de seis meses. “Achei muito especial viver essa experiência de conhecer um forte histórico e, ao mesmo tempo, apreciar essa vista belíssima do início da Baía de Todos-os-Santos. Nunca tinha conhecido um forte histórico de uma das primeiras cidades do Brasil. Minha mãe é professora de História, então sempre tive uma relação muito próxima com isso. Gostei muito.”

 

“Não dá para comparar as praias daqui com as que temos em São Paulo. Aqui é muito mais bonito: a cor da água, da areia, a fauna marinha — a partir dos relatos de animais encontrados, como tartarugas e peixinhos. As águas são sempre muito quentes e agradáveis. Até a cultura aqui é diferente”, complementou o engenheiro de dados Ieso Banove, de 28 anos, esposo de Débora.

 

O paulista Rafael Ribeiro, de 39 anos, aproveitou o período de folga para curtir a capital baiana. Nesta quinta-feira (19), o professor de técnica vocal e fotografia fez a experiência de caminhar da Pituba até a Barra. “Gostei muito da qualidade e do acesso às praias. A água é muito boa e o pessoal é muito receptivo, por isso tem sido uma experiência excelente estar aqui. Para mim, o calor humano faz toda a diferença; as pessoas são muito receptivas e amorosas.”

 

Impacto positivo – A longa permanência dos turistas gera impacto direto no bolso da população e impulsiona a economia local, especialmente nos setores de serviços, como mobilidade, hotelaria, bares e restaurantes.

 

Uma pesquisa de satisfação realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) sobre o Carnaval 2026 revelou que quase metade dos turistas que vieram à cidade permaneceu em Salvador por pelo menos uma semana. De acordo com o levantamento, 83,1% vieram à capital em razão da festa popular, e 45% dos 707 entrevistados informaram ficar sete dias ou mais.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS