Os ataques dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã não deverão ter impactos imediatos na macroeconomia brasileira, afirmou nesta segunda-feira (2) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele pontuou que a economia brasileira vive um momento positivo de atração de investimentos e que, mesmo diante de eventual turbulência de curto prazo, não há previsão de efeitos sobre as variáveis macroeconômicas.
Haddad ponderou, no entanto, que é difícil prever o desenrolar do conflito e que o Ministério da Fazenda acompanha a situação com cautela. “A escala do conflito vai determinar muita coisa. A economia brasileira está em um momento muito bom de atração de investimento. Mesmo que haja uma turbulência de curto prazo, ela não deve impactar as variáveis macroeconômicas, a não ser, conforme eu disse, que esse conflito venha a escalar”, declarou na Universidade de São Paulo, antes de ministrar aula magna aos estudantes da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária.
“Vamos acompanhar com cautela para eventualmente estarmos preparados para uma piora do ambiente econômico que nesse momento é difícil prever que vai acontecer”, disse. Mais cedo, um comandante da Guarda Revolucionária do Irã afirmou que o país fechou o estreito de Ormuz para a passagem de navios e ameaçou incendiar embarcações que tentarem cruzar a rota, considerada fundamental para o transporte mundial de petróleo.

.png)
