Últimas Notícias

Mês Internacional da Mulher: Grupo Petrópolis reforça o compromisso de combate ao assédio e à violência contra a mulher


Crédito da imagem: Marketing/Grupo Petrópolis.


Enviado ao PIRÔPO NEWS por Bruno Ganem

Iniciativa conecta treinamentos, comunicação e mobilização nacional para promover ambientes mais seguros e responsáveis

 

No Mês Internacional da Mulher, o Grupo Petrópolis – maior cervejaria com capital 100% nacional – reafirma seu compromisso com o combate ao assédio e à violência contra a mulher. A empresa amplia o movimento “Não Se Cale”, iniciado em 2024, incorporando iniciativas de conscientização e alerta aos consumidores em suas campanhas de marketing e ativações. 

Os dados de 2025 são alarmantes: segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o país registrou 1.470 feminicídios no ano passado, além de mais de 250 mil casos de violência doméstica. E, segundo o Conselho Nacional de Justiça, o Poder Judiciário recebeu mais de 1 milhão de novos casos de violência doméstica em 2025, incluindo crimes previstos na Lei Maria da Penha, que irá completar 20 anos em agosto.

Criado a partir da adesão da empresa ao Pacto Ninguém Se Cala, uma iniciativa do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) contra o assédio e a violência, o propósito institucional da empresa foi transformado num movimento permanente de mobilização dentro e fora da companhia. O movimento “Não se Cale” engajou os 22 mil colaboradores do Grupo na causa, por meio de treinamentos e capacitações específicas sobre o tema, com uma adesão de 97% das pessoas, trazendo orientações claras sobre prevenção, condutas adequadas e canais de denúncia. Parceiros de negócios, como produtores de eventos e shows patrocinados pelo Grupo, também foram envolvidos, com a disseminação de boas práticas, orientação para o correto treinamento de suas equipes e a criação de estruturas adequadas de acolhimento às mulheres nos eventos. 

A partir do Carnaval deste ano, o Grupo decidiu levar a mensagem contra o assédio para as campanhas de marketing, começando pela marca Itaipava. O alerta “Nunca Assedie” foi incorporado ao aviso legal obrigatório das peças de comunicação, o “Beba com Sabedoria”, em campanha criada pela agência WMcCann. Além do aviso legal, também foi dado destaque ao alerta “Nunca Assedie” nas placas de publicidade dos jogos das semifinais e finais do Campeonato Paulista, do qual Itaipava é patrocinadora.

Pesquisa sobre assédio

Pesquisa exclusiva feita pelo Instituto Locomotiva, em parceria com a marca, revelou que 79% das brasileiras temiam sofrer assédio no Carnaval 2026 e que cinco em cada dez mulheres já passaram por esse tipo de situação durante a festa em anos anteriores. Embora 86% dos brasileiros reconheçam que o problema do assédio existe e 96% considerem importantes campanhas de enfrentamento, ainda há comportamentos naturalizados que precisam ser combatidos. Por isso a mensagem “Nunca Assedie” foi incorporada à campanha de Itaipava.

Com atuação em todo o território nacional, com oito fábricas instaladas em seis estados e mais de 130 centros de distribuição, o Grupo Petrópolis fortalece internamente essa agenda do movimento Não se Cale no Mês da Mulher. Na próxima segunda-feira, dia 9, a empresa realizará um debate contra o assédio, com a presença da especialista Larissa Rizk, da influenciadora Nicole Bahls (que integra o squad de Itaipava), além de lideranças da empresa. O evento será transmitido ao vivo para todas as unidades da companhia.

“Somos uma empresa com forte presença nacional, com marcas presentes em eventos e em diferentes momentos de celebração dos brasileiros. Entendemos que devemos utilizar nosso alcance para promover informação, reforçar comportamentos responsáveis e contribuir para um ambiente mais seguro e respeitoso para as mulheres” afirma Giulia Faria, Co-CEO do Grupo Petrópolis.

As ações do movimento Não se Cale estão alinhadas ao programa Saber Beber, plataforma de consumo consciente do Grupo Petrópolis, lançada em 2017. Ao reconhecer que o consumo excessivo de álcool pode potencializar comportamentos inadequados, a companhia reforça a importância de escolhas responsáveis e a conexão entre consumo consciente e ambientes seguros para as mulheres.

“Para nós, o Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade de reafirmar compromissos que fazem parte da nossa atuação contínua. Seguiremos investindo em informação, capacitação e comunicação responsável, utilizando a força das nossas marcas e a capilaridade da nossa operação para contribuir com a promoção do respeito e com a construção de ambientes cada vez mais seguros para as mulheres”, conclui Giulia Faria.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS