“Viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar( e cantar e cantar) a beleza de ser um eterno aprendiz
Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será...” Gonzaguinha
Vivenciamos uma era na qual o ter é bem mais cobiçado que o ser. O sistema de condução das pessoas gera em torno do ter, passando por cima de muitas das razões morais e éticas que os integra a sociedade, lhes prejudicando a integridade de condução da educação oferecida aos indivíduos.
A educação não é praticada só no âmbito escolar, e também não é só em casa, a família é fundamental sem duvida, tem que ser parceira sempre, mais todo contexto social, uma complementando a outra. Salienta-se isso, porque muitas vezes as pessoas restringem que o educar só é escolar. A educação vai muito além, é no dia a dia, com as pessoas que os cerca, sem menosprezar os espaços externos.
Essa interação da criança com seu meio depende do seu desenvolvimento intelectual, já defendia Vygotsky, (1984, p.26) “esta concepção se apoia na ideia de que a mente da criança contém todos os estágios do futuro desenvolvimento intelectual: eles existem na sua forma completa esperando o momento adequado para emergir.”
O desenvolvimento da criança e do indivíduo em geral está relacionado ao seu contexto sócio- cultural. Para o sujeito progredir ao buscar o desenvolvimento é dado em todos os sentidos, alertando – se também aos valores que regem ao seu alcance na forma de ser e agir das crianças em seu processo de desenvolvimento.
Wallon, (1995) já defendia esse agir, para ele “o desenvolvimento da dimensão cognitiva do movimento torna a criança mais autônoma para agir sobre a realidade exterior. Diminuir a dependência do adulto, que antes intermediava a ação da criança sobre o mundo físico”.
O autor ressalta que a criança tem o domínio com sua inteligência de realizar os seus atos contando com o processo gradual no qual ela passa. Propondo também o grau de desenvolvimento que varia de uma criança para outra.
Assim como a escola, todos são envolvidos na missão de promover a socialização no processo de desenvolvimento da criança, referindo com a participação especial do professor caminhando com a criança que mesmo já possuindo seus conhecimentos, adquiridos, quanto os prelúdios que já possui de sua vida deve ser levado em consideração.
Nessa perspectiva é de grande relevância considerar o seu entorno escolar que há uma fala de como designa a educação, mas na sua funcionalidade a situação ocorre diferente. Torna-se muito contraditório ao afirmar que para ter uma boa educação fundamenta-se em ter recursos. Recursos esses que em muitos espaços escolares a carência continua extrema, mesmo que tenhamos tantas falas em uma educação melhor.
Há pessoas que conseguem ser bem sucedidos na carreira pelos seus próprios méritos de estudo, como temos muitos casos verídicos, pessoas desempregadas, sem condições estruturais, financeiras, e possuem grande potencial nos estudos. Porque sua visão de mundo presente designa-se fazer diferente do passado a ter um futuro promissor.
Ser estudante atualmente desde a Educação Infantil ao Ensino Superior em que a anuência para a faculdade está mais propícia à todos, depende do interesse e estímulo de cada indivíduo. Com o olhar de garantir o sucesso tanto no âmbito profissional, social, financeiro ou seguir uma carreira simples, assim como a escolha de estagnar-se a um só objetivo de trabalho e viver tranquilamente, se for possível. A sequencia, determinação, ambição de querer ser um eterno aprendiz depende do poder e querer desvendar o melhor pra cada ser, além da inquietação de adquirir o sucesso.
Referência Bibliográfica
VIGOTSKY: Uma perspectiva histórico cultural da educação/ Teresa Cristina Rego – Petropolis, RJ: vozes, 1995.Educação e conhecimento.
WALLON, Henri.Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil/ Izabel Galvão Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. (Educação e conhecimento).
Texto: Professora Viviane Maia Santos PEDAGOGA, PELA INSTITUIÇÃO FACE – FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS. ESPECIALISTA EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLINICA – PÓS GRADUAÇÃO –PELA PADMA- INSTITUTO LIVRE DE ESTUDOS E PESQUISAS LTDA- SALVADOR- BA
.png)
