Últimas Notícias

Denúncia de propaganda eleitoral antecipada para presidência da república em S. A. de Jesus



Na noite desta segunda-feira (30), um morador de Santo Antônio de Jesus fez uma denúncia no programa Se liga Bahia do Rádio Recôncavo referente a uma suposta campanha política antecipada. Segundo o cidadão, há várias placas do candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSC) na cidade. Ele solicita a ação do Ministério Público no intuito de averiguar o caso e tomar as medidas cabíveis.
Confira as fotos:
(Foto: Voz da Bahia)
(Foto: Voz da Bahia)
Sobre a propaganda eleitoral antecipada: Será considerada propaganda eleitoral antecipada a convocação, por parte do presidente da República, dos presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal (STF), de redes de radiodifusão para divulgar atos que denotem propaganda política ou ataques a partidos e seus filiados ou instituições. Ainda caracteriza propaganda eleitoral antecipada a veiculação de propaganda institucional com o propósito de relacionar programas da instituição com os programas do governo. Jurisprudência firmada pelo TSE diz que “a configuração de propaganda eleitoral antecipada independe da distância temporal entre o ato impugnado e a data das eleições ou das convenções partidárias de escolha dos candidatos". 
Denúncias: Denúncias relacionadas à propaganda realizada em desconformidade com o disposto em lei poderão ser apresentadas no Tribunal Superior Eleitoral, no caso de candidatos a presidente e vice-presidente da República, nas sedes dos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), no caso de candidatos a governador, vice-governador, deputado federal, senador, deputado estadual ou distrital, e, no juízo eleitoral, na hipótese de candidato a prefeito, vice-prefeito e vereador. Vale lembrar que a Justiça Eleitoral não “age de ofício”, ou seja, não tem iniciativa para abrir investigação como o Ministério Público ou a Polícia Federal, necessitando, portanto, ser acionada para julgar práticas suspeitas de irregularidades. (TSE)
fonte.vozdabahia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS