Últimas Notícias

ASKABA, primeira associação de Karatê da Bahia, completa 50 anos

Nenhum texto alternativo automático disponível.


Em 1961, levado pelo Dr. Angelo Decânio, chegava ao Ginásio Acrópole, um japonês franzino e com apenas 16 anos de idade. Tratava-se de Eisuke Oishi, que, após entrar em entendimentos com o Sr. Walter Andrade, Diretor do Ginásio, começou a ministrar aulas de karatê para um grupo de 10 pessoas, já iniciantes de outros esportes naquela academia. Nessa ocasião, Denilson Caribé estava treinando Jiu-Jitsu com o Professor Mário Conceição, o qual já havia transmitido à Caribé algumas notícias do Karatê. Assim, com a chegada do japonês Eisuke Oishi, começava a verdadeira história do Karatê na Bahia. 

Tal história prosseguiu com os fatos que culminaram com a fundação da ASKABA em 1967, quando Salvador foi gradativamente obtendo o reconhecimento como um dos melhores centros de Karatê do país, depois de conquistar títulos nacionais e internacionais. Durante muitos anos, que precederam a criação da Federação Baiana de Karatê, os atletas baianos que conquistaram títulos nacionais, estampavam em seus kimonos o escudo da ASKABA. Dois anos depois de fundada a ASKABA, em dezembro de 1969, a Bahia já conseguia dois títulos no I Campeonato Brasileiro, com Dorival e Denilson conquistando, respectivamente, o primeiro e segundo lugares.

Nos anos seguintes, a Bahia ficou com o título de campeã por equipe, em 1970, vice em 71, e no ano seguinte ganhou tudo no IV Campeonato Brasileiro: Dorival Caribé foi campeão individual e a equipe baiana, campeã coletiva. A consagração foi a ida dos irmãos Denilson e Dorival Caribé na equipe que representou o Brasil no II Campeonato Mundial de Karatê, em Paris, a maior prova do reconhecimento do Brasil ao karatê desenvolvido na Bahia. FONTE.askaba.org.br
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Embasa 1
Embasa 2

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS