Últimas Notícias

Dormir tarde aumenta risco de morte prematura

Resultado de imagem para pessoa na cama com celular

Estudo da Universidade de Surrey, no Reino Unido, revelou que pessoas que têm o hábito de dormir e acordar tarde - nomeados na pesquisa como corujas - apresentam risco aumentado de morrer prematuramente.

Em média, essas pessoas possuem 10% mais risco de morrer em comparação ao grupo que prefere deitar e levantar mais cedo e que, no trabalho, foram classificadas como cotovias, pássaro associado aos hábitos diurnos. O estudo avaliou informações sobre 500 mil voluntários. 

Segundo Malcolm von Schantz, autor da pesquisa, essa situação se dá pela combinação entre os hábitos noturnos do indivíduo e as obrigações de estudo e trabalho pela manhã da maioria da população. "Esse é um problema de saúde pública que não pode ser ignorado. Deveríamos discutir horários de trabalho mais flexíveis e investir em pesquisas que ajudem essas pessoas no esforço de dormir e acordar mais cedo", diz ele. 

Além disso, os denominados corujas apresentariam maior chance de adotar outros hábitos maléficos para a saúde. Entre esses fatores estariam "estresse psicológico, alimentação na hora errada, horas de sono insuficientes, abuso de álcool e outras drogas", aponta o pesquisador. 

Apesar de não ter muitas respostas, von Schantz aponta que um passo importante para que essas pessoas ajustem seu relógio biológico é reduzir a exposição à luz no período da noite. Para isso, deve-se evitar deitar com a televisão ligada e mexer no celular já com as luzes do quarto apagadas. 







Fonte: CCM SAÚDE
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS