Últimas Notícias

Moro agora vai lidar com 'O Mecanismo' sob a ótica do outro lado

Moro agora vai lidar com 'O Mecanismo' sob a ótica do outro lado


Já é possível tratar Sérgio Moro como ex-juiz? Formalmente, ele ainda segue na 13ª Vara Federal de Curitiba. No entanto, ao aceitar o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para o Ministério da Justiça, um dos símbolos da Operação Lava Jato assume de vez a politização de seus atos. E mesmo que tenha sido uma vitória relevante para o novo presidente, é também um excelente argumento para aqueles que acusam o magistrado de agir por inclinações políticas.

Moro não é um herói. Também não é um vilão. No entanto, ao integrar o primeiro escalão sob a promessa de um superministério, cedeu à vaidade e à mosquinha azul do poder. Ainda que legitimando a ideia de combate à corrupção, uma das bandeiras da campanha de Bolsonaro, o juiz não conhece exatamente o funcionamento de “O Mecanismo” - para parafrasear a série que transformou a Lava Jato em ficção – do ponto de vista de quem integrou o Executivo e o Legislativo. Por mais que tenha julgado e conhecido os processos por trás da máquina, Moro jamais a integrou. E precisará se acostumar rápido para não ser sugado no turbilhão político de Brasília.

Existe ainda a perspectiva de que o Ministério da Justiça seja um trampolim para que Moro chegue ao Supremo Tribunal Federal. O ex-juiz tem notório saber jurídico e precisará jogar para garantir a chegada à Suprema Corte por méritos não apenas técnicos – a política é importante para chegar ao posto e irá Moro se submeter aos ditames dessa disputa? E, se decidir jogar o jogo dos “colegas”, vai manter a mesma avaliação positiva entre os brasileiros? De pedra, o magistrado se tornou vidraça.

Do outro lado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os aliados vão usar e abusar do questionamento quanto ao distanciamento necessário de um magistrado que fez movimentos praticamente partidários quando ainda togado. Moro deu espaço para tanto e precisará contra-argumentar de maneira convincente para que não adote a retórica tão comum para os agentes políticos.

Bolsonaro acertou em cheio em trazer o símbolo da Lava Jato para o seu lado. Já Moro, somente o tempo irá dizer..
bn
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS