Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

SAJ: Na fila desde o dia 26, pais fazem churrasco na virada do ano em frente a Escola ELEM



Uma novela que se repete anualmente, desde o dia 26 de dezembro uma fila foi formada em frente a Escola Municipal Luis Eduardo Maron de Magalhães, na Rua Vereador Ademário Francisco dos Santos, em Santo Antônio de Jesus (BA). São pais de alunos que estão vindo de outros colégios na tentativa de matricular seus filhos na “dita por eles” melhor escola municipal da cidade.
São 160 vagas para o 6º ano, sendo 80 para o turno matutino e 80 para o vespertino. Como muitos pais precisam trabalhar, eles podem sair e retornar, por este motivo foi feita uma lista e diariamente são feitas chamadas às 7 da manhã, meio dia e às 20h. Até a noite do dia 31 já tinham 160 nomes na lista principal e 52 na lista reserva.
E para não passar a virada do ano em branco, os pais de alunos realizaram um churrasco na noite do dia 31. Foi feita uma vaquinha, algumas pessoas contribuíram com R$ 5 reais, cada uma, e a confraternização foi feita com churrasco, bebida e até um sonzinho de carro em baixo volume para não incomodar os vizinhos da Escola.
Além de moradores da cidade, há também alguns pais da zona rural, como do Tabocal e Rio das Pedras, que ficarão na fila do dia 26 de dezembro a 7 de janeiro, quando começam as matriculas. Até o dia 30 todos iam para suas casas a noite, mas a partir do dia 31 haverá pessoas na fila 24 horas por dia. A situação agora ficará mais complicada, pois a noite eles terão dificuldade para conseguir banheiros para fazerem suas necessidades fisiológicas.
Texto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Em entrevista ao Pirôpo News a vice-diretora Professora Cristina Barreto falou sobre a fila ( VEJA ABAIXO ) 

SAJ: Vice-diretora fala sobre enorme fila na porta da escola Luís Eduardo ( VEJA )



A imagem pode conter: Cristina Barreto, sorrindo, óculosA vice-diretora Cristina Barreto em contato com nossa equipe esclareceu sobre as filas que se formam em frente a escola.
Imagem relacionada
Segundo a professora Cristina a escola teve o cuidado de colocar um aviso na porta da escola orientando os pais que a matrícula na unidade seria dia 09 , porém a secretaria de educação publicou no Diário Oficial uma data padrão para todas as escolas no dia da matrícula que acontecerá 07 de janeiro, devido a nota o ELEM antecipou a data para o dia 07 de janeiro, para atender os pais dentro da data limitada pela secretaria de educação.
Como sempre quando colocamos a data em frente a escola é para que os pais não precisem sair de casa tão cedo para guardar essa vaga, por quê eu acredito que se todos chegassem no dia 07 pela manhã todos fariam sua matrícula sem precisarem dessa agonia que está na porta da escola.

VEJA NA ÍNTEGRA  FALA DA VICE-DIRETORA A PROFESSORA CRISTINA BARRETO:

Tiveram algumas pessoas que reclamaram pela quantidade de vagas ; Nós temos 160 vagas só no 6° ano ; 80 vagas para o matutino e 80 vagas para o vespertino, essas vagas porquê  só estávamos disponibilizando para o 6° ano ? Por quê os alunos do 6° ano da escola , passam para o 7° ano , os do 7° ano passam para o 8° ano , os do 8° ano passam para o 9° ano, então o 9° sai para o 1° ano do ensino médio. É nessas vagas dos que saem do 9° para o 1° ano , que colocamos o 6° novos.

Então não temos como, atender uma quantidade maior do que essa que oferecemos e que divulgamos no cartaz fixado na porta da escola.
Por quê é complicado se nós superlotarmos as salas, assim jamais escola nenhuma conseguirá fazer um bom trabalho, com salas super lotadas; E mais uma vez dizemos , quarta-feira dia 26 nós estávamos trabalhando na escola , fazendo rematrícula dos alunos que haviam feito recuperação, quando tivemos a notícia que já tinha um pai na porta da escola.
 Eu realmente não acreditei, saí para olhar e quando cheguei do lado de fora já tinham mais de 25 pais na fila; Eu acho um castigo muito grande e sem necessidade o pai ficar na fila tanto tempo para esperar uma vaga; Se os pais se conscientizassem como pedi pra eles " Gente vão pra casa"  e retornem dia 06 ou dia 07,para ficarem aqui só aguardando a senha,  por quê é muito triste pra gente que somos direção da escola termos essa grande quantidade de pais na porta da escola, tantos dias a espera de uma vaga.

Eu sei que é fácil para as pessoas que estão de fora criticarem, mais essa não é a postura da escola, ao contrário se tivéssemos o poder de resolver essa situação,não deixaríamos formar essa fila em frente a escola , teríamos retirado essa opção de esterem em frente a escola, porquê é desumano , muitos criticam a escola por isso, porém a escola não tem nada haver com isso.
 Não temos como retirar os pais da porta da escola nós chegamos no portão, pedimos aos pais que voltassem para casa que faltavam muitos dias para a matrícula que eles fossem para poder evitar de estar fazendo essas filas na porta da escola que era DESUMANO, mais os pais não arredaram o pé , porém chegaram mais pais e eles alegam que estão lá , por que querem guardar uma vaga para o filho e alegam que o ELEM seria a melhor escola do município. 
Todas as escolas do município são muito boas não há necessidade dos pais ficarem tanto tempo; Agradecemos sim , pelos pais reconhecerem nosso trabalho , por que diante disso pensamos da seguinte maneira (  Estamos realmente fazendo um bom trabalho ) , estamos seguindo um a linha de trabalho que está sendo aprovada pela comunidade, estudantes e pais, isso nos deixa muito felizes e nos deixa triste essa condição dos pais na fila por tantos dias. Graças a Deus que com essa portaria que foi publicada no Diário oficial do município, anunciando as matrículas para o dia 07 e não dia 09, diminui a espera dois dias, mesmo assim é muito tempo ainda. 
 O que pedimos é que os pais retornem para suas casas e voltem no dia da matrícula, para não estar esse tumulto eles ficam mau acomodados é complicado demais , para quem não sabe, pensa que a escola é culpada pelas filas, não é a escola que faz isso. Nossa intenção é divulgar a quantidade de vagas e o dia da matrícula para os pais irem apenas no dia.
Não temos como fazer reserva, não é justo fazer reservas por que quando fazemos uma reserva tiramos o direito de alguém que conseguiu ficar na fila, chega na hora não tem vaga. Não reservamos vagas, nem para nossos funcionários; Não reservamos vagas para ninguém, para ter as vagas disponíveis para o pessoal que está na fila , mais não é uma fila de tantos dias que tínhamos em mente, pensamos na fila correta, o pessoal chegar no dia da matrícula , fazer a fila e pegar suas senhas e matricular . Mais as pessoas vão com tantos dias de antecedência que não é culpa nossa; Agradecemos sim por saber que nosso trabalho é reconhecido e valorizado, mais nos deixa triste que as pessoas ficam mau alojadas em frente a escola , com o índice de violência tão grande no país e ficamos preocupados, pois é DESUMANO uma fila dessa na porta da escola durante muitos dias é incômodo demais pra eles; Os pais querem colocar na escola ,  agradecemos , mais não concordamos com essa fila. Estamos a disposição da imprensa e da sociedade para quaisquer esclarecimento sobre esse fato.

Finalizou a Professora 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS