Últimas Notícias

Governo quer implantar Olimpíadas Escolares na rede estadual a partir de abril

Governo quer implantar Olimpíadas Escolares na rede estadual a partir de abril
Além de voltar a sediar os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), principal competição universitária da América Latina, após 51 anos, o governo da Bahia deseja implantar as Olimpíadas Escolares na rede pública estadual. Durante seu discurso na 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura da AL-BA, o governador Rui Costa afirmou que o projeto já está em andamento.

“Quero implantar e consolidar as Olimpíadas estudantis, por meio de um trabalho articulado e transversal da Setre [Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte], da Sudesb [Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia] e da Secretaria de Educação”, afirmou o governador.

De acordo com o diretor-geral da Sudesb, as Olimpíadas Escolares são o grande objetivo da entidade para 2019. “Temos um imenso desafio lançado por Rui Costa. Esse projeto está sendo construído junto com a Secretaria de Educação. O desejo do governador é para que as modalidades esportivas sejam práticas comuns nas escolas. Além do JUBs, é o nosso grande objetivo”, destacou em entrevista ao Bahia Notícias.

Elias Dourado explicou que a iniciativa tem como objetivo realizar uma ação de participação e integração dos estudantes baianos, contribuindo para o processo de formação dos mesmos. “Consiste em oportunizar a revelação de novos talentos através das ações de sedimentação das políticas públicas do desporto na Bahia, com participação de estudantes com deficiência física, visual e intelectual”, informou o diretor.

De acordo com informações da entidade baiana, a expectativa é reunir cerca de 150 mil estudantes, além de 150 alunos paratletas de 12 a 17 anos. A previsão é de que os jogos aconteçam entre abril e novembro deste ano em todos os 27 Territórios de Identidades baianos. “Queremos realizar todo o processo de forma profissional e qualificada, com vistas a fortalecer a participação do estado da Bahia nas etapas do COB”, salientou Dourado.

A etapa dos jogos nas escolas deve ser coordenada pela Secretaria de Educação. Já a Sudesb será encarregada de realizar as etapas territoriais, zonais, estadual e levar a delegação baiana para as etapas regional e nacional dos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares – Etapas Regional e Nacional, organizadas pelo Comitê Olímpico do Brasil. O processo deve ser dividido pela etapa territorial. Em seguida, serão realizadas cinco zonais, e por fim, a etapa final em Salvador.

Ainda de acordo com o diretor, o projeto está em fase final de elaboração. No entanto, ainda estão sendo acertados os valores dos investimentos. “Quando concluída a proposta final que será apresentada ao governador, teremos a informação precisa dos recursos necessários para se fazer este investimento no desporto e paradesporto escolar”, concluiu.

A Sudesb informou que o novo secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues, já está ciente do assunto e foi um dos responsáveis pela formatação do programa.
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS