Últimas Notícias

Alunos da Uneb denunciam crise, falta de ar condicionado, déficit de material e ocupam reitoria da instituição

[Alunos da Uneb denunciam crise, falta de ar condicionado, déficit de material e ocupam reitoria da instituição]
Foto: Divulgação

Os alunos da Universidade do Estado da Bahia, do Departamento de Educação (DEDC), relataram ao Bnews, a precariedade do Campus 1 da universidade. Conforme denúncias, desde o início do semestre os alunos têm que assistir aulas no calor, já que os ar condicionados estão quebrados. Falta ainda papel, copos descartáveis e impressão de xerox, considerada essencial para muitos estudantes. 
Ainda segundo estudantes dos cursos de pedagogia, ciências sociais e filosofia, há ainda atraso de salários dos funcionários terceirizados da instituição.  “Caos total. Desde o início do semestre que está nesse impasse. A direção não resolve. Pedimos ao reitor que interfira para que haja uma solução. Estamos apenas buscando soluções para termos o mínimo de dignidade ao assistirmos as aulas”, disse um dos estudantes que preferiu não se identificar. 
Os professores da instituição estão em Estado de greve, e podem decretar greve geral nesta quinta-feira (4). Professores e estudantes do Departamento de Educação do campus de Salvador, na tentativa de sensibilizar o governo do estado ocuparão o prédio da reitoria na tarde de hoje. O protesto terá início às 17h, desta quarta-feira (03). A Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb) está na construção do movimento e dará o apoio necessário à ocupação.
Procurado pelo Bnews, a assessoria da Uneb não negou os fatos. Segundo a assessoria, o reitor está reunido nesta tarde com deputados estaduais na Assembleia Legislativa da Bahia para reivindicar alguns pleitos. Até o fechamento da matéria, a reunião não havia terminado e o reitor José Bites de Carvalho não prestou esclarecimentos ao site. 
Estado de greve 
Entre as pautas das reivindicações dos professores que pode levar as universidades à greve estão: 
 
- Destinação de, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) do Estado da Bahia para o orçamento anual das universidades estaduais. Atualmente esse índice é de aproximadamente 5%;
 
- Reposição integral da inflação do período de 2015 a 2017, em uma única parcela, com índice igual ou superior ao IPCA;
 
- Reajuste de 5,5% ao ano no salário base dos docentes para garantir a política de recuperação salarial, referente aos anos de 2015, 2016 e 2017;
 
- Cumprimento dos direitos trabalhistas, a exemplo das promoções na carreira, progressões e mudança de regime de trabalho. Atualmente, só na Uneb, mais de 400 professores possuem seus direitos à promoção negados pelo Estado;
 
- Ampliação e desvinculação de vaga/classe do quadro de cargos de provimento permanente do Magistério Público das Universidades do Estado da Bahia.







Bnews
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS