Em se tratando de festas que fazem parte da cultura brasileira o estado da Bahia, tem muito o que comemorar; realizando em Salvador o " carnaval " maior festa popular do planeta e na cidade de Santo Antônio de Jesus o maior São João do estado, festejos que atraem turistas de outros estados e de outros países.
Santo Antônio de Jesus - Capital do Recôncavo
___________________________________________________________________
A maior e mais tradicional festa do interior da Bahia é um grande sucesso. O melhor São João da Bahia atrai multidões, vindas de todos os lugares, envolvidas pelas cores, ritmos e da cultura popular.
AS FESTAS JUNINAS NO NORDESTE
Depois do Carnaval, possivelmente são as festas juninas as maiores representantes da cultura popular do Brasil. Basta ver as multidões que se reúnem para celebrar adaptada ao calendário católico, que homenageiam três santos, no chamado ciclo joanino. Comemora-se o dia de Santo Antônio, em 13 de junho; São João, no dia 24; e termina com São Pedro, 29 de junho. Santo Antônio prepara suas bênçãos casamenteiras regadas a fogos de artifício, São Pedro abre o céu para presentear a celebração e São João, que batiza a festividade, recebe as homenagens. Esse é o roteiro junino do Nordeste, onde os festejos são uma grande tradição.
São muitas as características que fazem esta época do ano tão gostosa. No mês dos namorados, a festa junina tem como principal tradição os pedidos às santidades na busca pela alma gêmea. Herança que se mantém viva ainda hoje no Nordeste, em especial no município de Santo Antônio de Jesus-BA, que possui como Santo Padroeiro, Santo Antônio, sendo nesta celebração que já se inicia os festejos juninos na cidade.
OS FESTEJOS JUNINOS EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA EM 2018
O Melhor São João da Bahia deu resgate as tradições juninas e ao incentivo da cultura local. A festa despertou no público o sentimento de respeito e valorização da cultura por meio da música, teatro, dança e culinária. Sendo superado a cada ano, neste ano a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus montou estrutura de ponta, com atrações que fazem sucesso no cenário nacional e local. Com uma festa que começou com o trezenário de Santo Antônio e se estendeu até o São Pedro, a cidade fez jus à tradição de sediar o Melhor São João da Bahia. Foram 26 atrações no palco principal e mais 20 na Vila do Forró.
Mesmo em período de recessão no país, os festejos juninos de 2018 na cidade de Santo Antônio de Jesus , bateu record de público e organização e o prefeito Rogério Andrade e a secretária Dene Cortes, apontam que 2019 será muito melhor .
Salvador capital do estado da Bahia
________________________________________________________________
Entenda os circuitos
Salvador tem sete circuitos para curtir o Carnaval. Porém, aqueles que mais aparecem na televisão e que recebem os cantores e bandas conhecidos em todo o Brasil, como Ivete Sangalo e Claudia Leite, são dois: Circuito Barra/Ondina (Dodô) e Circuito Campo Grande (Osmar). Entendido? Ambos têm blocos desde a quinta-feira que antecede o Carnaval até o dia do feriado mesmo.
E, no Circuito Barra Ondina, na Quarta-Feira de Cinzas, costuma ter o chamado “arrastão”, um trio com atrações famosas e sem nenhum custo para o público. Os trajetos duram, em média, cinco horas. Haja pique!
Bloco, camarote ou pipoca?
Nos circuitos Barra Ondina e Campo Grande a maioria dos blocos cobra um tipo de ingresso para que o folião possa ficar nos limites da corda do trio.Explico: cada bloco é protegido por uma grande extensão de corda. Quem compra o abadá, uma camiseta que funciona como ingresso, tem o direito de acompanhar aquele trio do lado de dentro da área protegida pela corda, que é carregada por diversos trabalhadores. Nesse espaço, além dos trios elétricos, há o carro de apoio com bar, banheiros e seguranças.
Cada circuito tem dezenas de camarotes, desde seu início até o fim. Quem opta por ficar em um camarote, vê todos os trios que passam no trajeto pelo período que ele ficar parado em frente a cada um.
Os camarotes também fornecem abadás e ficam abertos, geralmente, das 18h00 às 06h00 e quem compra o ingresso pode ficar o tempo que quiser dentro deles nesse período. Alguns incluem bebidas e comida em seus ingressos, aqueles que não incluem têm bares e restaurantes para que os foliões possam fazer suas compras.
O termo “pipoca” é usado para o folião que não tem abadá de trio nem de camarote e que curte a festa na rua mesmo. Ele não pode seguir nenhum trio de dentro da corda, será tirado por um segurança caso tente fazê-lo. São pessoas que fazem parte da festa ficando em algum ponto da rua e esperando os trios passarem.
O carnaval de Salvador, em 2018, só rendeu resultados positivos. Neste ano, estima-se que a folia trouxe 20% a mais de foliões para a cidade somente nos últimos quatro dias de festa, se comparado com o mesmo período do ano passado. No sábado e no domingo, a estimativa é que esse número tenha chegado a 25%. “Há muitos anos não tínhamos um domingo com tantas atrações, com tanta gente na pipoca. A Prefeitura ficou muito satisfeita com o planejamento de trazer mais atrações sem cordas para o Campo Grande porque o público veio junto. Estamos muito satisfeitos com o que temos apresentado até aqui porque todos os anos temos de mostrar novidades para aperfeiçoar a festa”, avaliou ACM Neto.
Com o crescimento do público, o setor hoteleiro bateu recordes. A capital foi aquela com a melhor ocupação entre todas do país, de acordo com a Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA). “Nossa taxa de ocupação chegou a bater 96%, o que é mais um dado que demonstra a força de nosso Carnaval e os resultados que temos alcançado com as mudanças que temos feito na festa desde 2013. Também tivemos um aumento de cerca de 20% na comercialização de bebidas, de acordo com o nosso patrocinador (a Ambev)”, revelou ACM Neto. No setor de alimentação, os bares situados no circuito turístico, que engloba o extenso trecho entre Stella Maris e Pelourinho, tiveram aumento entre 30% a 40% no faturamento de janeiro até o Carnaval deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Além de mais receita, milhares de empregos temporários já foram gerados. No total, quando o assunto é economia o saldo foi positivo, cerca de R$ 1,7 bilhão foram movimentados na cidade.
reprodução : Pirôpo News
fonte: revista quem / foto : jefinho imagens aéreas