Últimas Notícias

Bolsonaro volta a criticar metodologia do IBGE para medir desemprego no país

Bolsonaro volta a criticar metodologia do IBGE para medir desemprego no país
Imagem: TV Record
Ainda em Israel, na noite dessa segunda-feira (2), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) voltou a criticar a metodologia adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para medir a taxa de desemprego no Brasil. Antes, ele disse que o método é uma farsa. Agora, avaliou que ele não corresponde à realidade.

"Como é feita hoje em dia a taxa? Leva-se em conta quem está procurando emprego, só quem está procurando emprego. Quem não procura emprego, não é tido como desempregado. Quem está, por exemplo, recebendo Bolsa Família, é tido como não empregado. Quem recebe auxílio-reclusão também está tido como empregado. Então, quando há uma pequena melhora na questão do emprego no Brasil, essas pessoas que não estavam procurando emprego, procuram, e, quando procuram e não acham, aumenta a taxa de desemprego. É uma coisa que não mede a realidade. Parecem índices que são feitos para enganar a população", criticou o presidente em entrevista à TV Record.

Para Bolsonaro, para chegar à metodologia correta, basta ver os dados bancários e os dados da Secretaria de Trabalho para verificar quantos empregos o país gera e perde por mês. "É muito simples", ressaltou.

Segundo informações do jornal O Globo, o IBGE se defendeu ao dizer que a pesquisa de desemprego segue padrões internacionais.

Em balanço divulgado na última sexta (29), o instituto aponta que a taxa de desemprego subiu para 12,4% no trimestre encerrado em fevereiro, atingindo 13,1 milhões de pessoas. De setembro a novembro, a taxa era de 11,6% e o desemprego atingiu 12,2 milhões de brasileiros.

BN
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS