Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Clipe do cantor e compositor Sinho Bernardo " Preta de Nazaré", sucesso com milhares de visualizações logo no primeiro dia de lançamento ( VEJA )

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, no palco e em péA imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e textoA música Preta de Nazaré do cantor e compositor Sinho Bernardo de Santo Antônio de Jesus Bahia, teve milhares de visualizações no primeiro dia de lançamento nesta sexta-feira ( 26 ), diversos grupos de WhatsApp foram invadidos por aplausos de fãs e admiradores do cantor e depoimentos de diversas pessoas elogiando  a música a atuação de participantes do cantor  e do clipe , que canta em samba e  poesia as lindas mulheres pretas do Recôncavo e do Brasil, em destaque as mulheres da  histórica cidade de Nazaré das Farinhas.

Saiba um pouco sobre Nazaré das Farinhas, cidade contemplada com o clipe do cantor e compositor Sinho Bernardo.

Resultado de imagem para Nazaré das Farinhas histórica fotosResultado de imagem para Nazaré das Farinhas histórica fotosA cidade de Nazaré, com cerca de 30 mil habitantes, fica no centro sul do Recôncavo Baiano, as margens do Rio Jaguaripe. Pela fertilidade de suas terras e acesso fácil por barcos a região foi povoada, logo no início da colonização portuguesa. Em 1560 ali já existia, em plena atividade, um dos primeiros grandes engenhos de açúcar da Bahia. A criação de uma capela, em 1649, deu origem à cidade, que cresceu em sua volta. Além da cana de açúcar a região se especializou na produção de farinha de mandioca, que ainda hoje é considerada uma das melhores do Brasil. É uma farinha muito fina, chamada de copioba, o que deu à cidade o codinome, “Nazaré das Farinhas”.
Resultado de imagem para Nazaré das Farinhas histórica fotos

A implantação, no século XIX, da estrada de ferro, ligando Jequié, no sertão, ao litoral, com ponto final na cidade, tornou Nazaré um dos maiores entrepostos de comercialização e uma das cidades mais importantes da Bahia, na época. Desse período resta um apreciável acervo arquitetônico, civil e público, razoavelmente preservados, com destaque para as igrejas, a prefeitura e o cemitério, que é considerado um dos mais imponentes do estado, alem do Cine Teatro Rio Branco, de 1927, o mais antigo em funcionamento do Brasil. Este cinema teve a sua restauração financiada pelo jogador de futebol Vampeta, natural do local. Merece destaque, ainda, entre outras construções, a antiga estação ferroviária, hoje um centro cultural.

Com a desativação da ferrovia, na década de 1960, a cidade sofreu um grande baque econômico, mitigado pela construção da rodovia BA-001, que por lá passa, ligando Salvador, através do terminal do Ferry Boat, na Ilha de Itaparica, ao litoral sul do Estado. A produção de azeite de dendê, a cachaça de alambiques, a pesca artesanal e a produção de cerâmica são as principais atividades do município. Os monumentos artísticos recentes, mais importantes, são uma grande estátua de Jesus Cristo, que se situa no alto de um morro, de onde se tem uma vista privilegiada da região, onde também se encontra uma Via Crucis, com cenas da Paixão feitas em argila, com imagens em tamanho natural.

O turismo local apenas engatinha, e está muito aquém do potencial da região. O maior evento turístico da cidade é a Feira dos Caxixis, realizadas anualmente, em abril, que atrai grande número de visitantes e compradores. É possível ainda fazer visitas guiadas a antigos engenhos e a alambiques, onde se pode observar o processo de moagem de cana, fabricação de rapadura e de cachaça. A cachoeira do Roncador, muito próxima da cidade, e muito freqüentada pelos locais, é uma boa opção de turismo ecológico. Um passeio de escuna entre os canais fluviais, com vegetação de mangue, ainda intacta, é outra grande atração.

Próxima à cidade, num braço do rio Jaguaripe, se localiza a comunidade de Maragogipinho, um dos maiores centros oleiros do Brasil que, utilizando a argila dos mangues, se dedica a produção de cerâmica, de forma artesanal. Objetos de todos os tipos, desde os utilitários, aos religiosos e de adorno, são ali produzidos. Todos os objetos utilizados em rituais do candomblé provém dessa localidade, que abastece com suas cerâmicas artísticas a famosa feira de Água de Meninos e o Mercado Modelo, em Salvador, de onde alcançam todo o país. São particularmente característicos dali as miniaturas de objetos, chamados “caxixis”.

Bem vindos a esta cidade, pouco conhecida fora da Bahia, mas repleta de história, de cultura e de atrações naturais. 


Fonte: PIRÔPO NEWS 
fotos: facebook
vídeo: canal youtube Sinho Bernardo




2 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS