Últimas Notícias

Brasil chega à marca de mil cervejarias, com a criação de 2 fábricas a cada 3 dias

Brasil chega à marca de mil cervejarias, com a criação de 2 fábricas a cada 3 dias
Foto: Reprodução / G1
A cidade de Lauro de Freitas não é exatamente um grande polo cervejeiro do país. Mas é do município no litoral norte que veio uma notícia que o setor celebra: o registro da milésima fábrica de cerveja no Brasil no Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

A Cervejaria Artesanal Mascarenhas, uma fábrica-bar com produção de 3.000 litros por mês, foi a milésima na contagem.

“Cerca de 30% fica no bar, o resto distribuímos para outras cidades da Bahia e Sergipe”, diz o fundador Antonio Luiz Mascarenhas Ramos Jr., ex-profissional de TI que, como muitos, começou a fazer cervejas como hobby e transformou a diversão em negócio, revela a Folha de São Paulo.

Essas pequenas marcas são as principais responsáveis pelo crescimento no setor, avalia Carlo Lapolli, presidente da Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal).“[As pequenas marcas] ganharam notoriedade, espaço de gôndola e conquistaram o consumidor”, afirma.

O crescimento visto nos últimos anos é percebido analisando desde o ano de 1999, em que o país tinha 192 fábricas. Dez anos depois, o número saltou para modestos 255. De 2014 para cá, no entanto, mais de cem novas fábricas são abertas por ano. Segundo Lapolli, o crescimento reflete a apuração do gosto do consumidor.


“Até pouco tempo atrás, o brasileiro tinha apenas uma imagem, da bebida estupidamente gelada. Hoje a busca por itens diferenciados aumentou e o mercado começou a ver a cerveja artesanal com um potencial até então não explorado”, comemora.





BN

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS