
O Radialista, cantor e compositor Jânio Santana é atração confirmada na noite de 22 de junho no maior e melhor São João da Bahia.
Visando mostrar os artistas da região e de Santo Antônio de Jesus, o Infosaj teve a grata satisfação de receber neste último final de semana, Jânio Santana que lançou seu primeiro EP em 2013, o primeiro CD em 2014 com o título “Meu Forró é de Primeira”. Agora em 2017, Jânio lança mais um EP de forró com três músicas: “Ela Merece” que trata do combate a violência contra a mulher, à segunda música “Santo Antônio de Jesus” que fala dos nossos festejos juninos, em especial, na cidade de Santo Antônio de Jesus. Acompanhado do sanfoneiro Santiago Viana, Jânio Santana irá se apresentar no São João de várias cidades do recôncavo baiano.
Além de se apresentar em várias cidades, Jânio participará mais uma vez do São João de Santo Antônio de Jesus tocando no palco principal. “A expectativa é a melhor possível, nós estamos nos preparando para trazer um show do autêntico forró a todos que forem nos assistir. Eu toco e canto vários gêneros musicais, mais o forró sem dúvida é o preferido, é aquele que eu faço com maior carinho. Eu componho forró, canto forró já há muito tempo e pra mim tenha certeza que é uma honra quando me apresento para as pessoas, para o público, e as pessoas se divertem, é uma das melhores sensações que tenho em minha vida”, disse o cantor Jânio Santana ao apresentador Gildásio Cavalcante.
Biografia do Jânio – É músico autodidata, canta, compõe e é multi-instrumentista. Atua como radialista já passou pela Rádio Clube AM, atualmente esta na Recôncavo FM em Santo Antônio de Jesus. Tem como principais influências musicais Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Flávio José, Adelmário Coelho e outros nomes da grande MPB. Já fez abertura de show para alguns deles como Zé Ramalho, Benito di Paula, Flávio José, Dorgival Dantas, Jau e outros. Já se apresentou e concedeu entrevistas na TV Subaé e TV Bahia, afiliadas da Rede Globo e TV Educadora. Natural de Mutuípe-BA, descobriu-se músico por volta dos 7 anos de idade quando, de maneira instintiva, pegou um triângulo pelo qual ninguém havia se interessado e começou a tocá-lo, ou seja, convive com o forró desde cedo.
Além disso, é filho de “Januário” e sua mãe Maria José (in memória) tinha “Santana” no sobrenome, o que em suas palavras é “uma feliz coincidência”. Passou a infância na zona rural, no povoado da Lagoa Verde, município de Jiquiriçá. Em 1994 mudou para Mutuípe, onde aprendeu a tocar violão, bateria e outros instrumentos. Sua primeira aparição pública enquanto músico foi ao lado do amigo e parceiro Valney, mais tarde passou a fazer apresentações solo. Em Janeiro de 2007 mudou-se para Santo Antônio de Jesus onde reside atualmente.
Sua primeira composição foi “Desse Jeito”. Suas músicas são executadas em diversas rádios baianas. Já se apresentou cantando nos festejos juninos em diversas cidades da Bahia. Seu primeiro cd "Meu forró é DiPrimeira", traz canções autorais e parcerias, com direção musical e arranjos do virtuoso sanfoneiro Jefinho Dias. Prioriza o estilo pé-de-serra, o forró tocado com a autêntica "trindade forrozeira": triângulo, zabumba e sanfona, acompanhados de outros instrumentos.
Editado por Pirôpo News
informações e foto : Bahia na Web/ infosaj
