Últimas Notícias

SAJ: A Capa Mentiu ! Texto do professor e vereador Uberdan Cardoso, sobre matéria do A Tarde

A Capa Mentiu!

Texto de Uberdan Cardoso

Aprendi com o racionalismo cartesiano que, "De todas as coisas certas, a mais certa é a dúvida". Claro que precisei de muita leitura, reflexão e sensibilidade e tomei muito na "cara", achando que muito do  que me diziam era verdade absoluta.
Bastava ouvir a notícia e pronto, lá ia eu servir de emissário do dogma inquestionável.
Mas, como disse, me livrei dessa pecha, e hoje,  sempre que ouço ou leio qualquer notícia, interrogo - me. Esse é o melhor exercício para um livre pensador.
Desde que Guttenberg  inventou a imprensa o seu tom é parcial afinal, não há neutralidade na informação.
E sempre que vemos, lemos ou ouvimos uma reportagem, há o interesse de algo, alguém  ou alguns, por trás da edição.
E essa tese fica mais evidente ao nos depararmos com as Manchetes de Capa de alguns noticiários.
Feitos para atrair o alvo, do que seriam os jornais se não fossem as suas manchetes provocativas, insinuantes e sensacionalistas?
Neste domingo dos pais, me deparei com o respeitado Jornal baiano A Tarde, com a seguinte matéria de capa: "Santo Antônio de Jesus está longe de atingir metas do Ideb" e ainda alude neste mesmo espaço que Professores temporários e infraestrutura constituem entraves ao aprendizado no munícipio.
Como Professor e Vereador desta cidade, comprei e me debrucei atentamente sobre o folhetim, especialmemte nas páginas A4 e A5. Qual foi a minha surpresa quando me deparei com uma reportagem diametralmente oposta ao terror imputado pela  capa.
A matéria atenta para problemas estruturais na educação de nosso município que ninguém finge desconhecer, nem a gestão, nem a comunidade, sobretudo quanto a carência de laboratórios de informática e de ciências,   a relativa quantidade de estagiários e o baixo resultado no Ideb  de uma escola especifica  sediada na zona rural.
Estou convicto de que são pontos preocupantes e que, embora a matéria também reconheça e cite os avanços, acende - se um sinal amarelo.
Curioso é que de forma precipitada e ingênua, os adversários da atual gestão, que governaram a cidade entre 2013 e 2016, começaram a repercutir a capa do jornal, sem perceber que os dados que a reportagem traz, envergonha a quem desassistiu a educação no munícipio e legou ao Governo atual mais de 50 escolas sem mínimas condições de trabalho e estudo.
Nesses dois anos e meio, as melhorias na educação de Santo Antônio de Jesus são visíveis: o diálogo maduro com a representação dos Profissionais da Educação  (Aplb), ampliação do  acesso ao transporte escolar com redução dos custos e georeferenciamento das rotas, melhoria na merenda escolar com  transporte (refrigerado) e melhor qualidade dos produtos, distribuição de fardamento para todos os alunos da rede,  garantia da reserva técnica e do pagamento do piso para os Professores, entrega de mais de 20 escolas reformadas e o avanço contínuo nas notas do Ideb, onde alcançamos o melhor resultado tanto para os anos iniciais quanto finais do ensino fundamental 2, que são respectivamente de 4.8 e 3.6.
Estamos caminhando rumo ao que acreditamos, não se faz mudança na educação de um município tão complexo da noite para o dia. Há um legado a desconstruir e um outro muito mais justo a ser construído mas isso nenhum governo faz sozinho.
Educação é tarefa de todos, mas as decisões acertadas, o planejamento e empenho de uma gestão comprometida, certamente farão com que se acelerem as conquistas.
Só alerto que é sempre bom irmos além da capa dos Jornais!

VEREADOR UBERDAN CARDOSO

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS