Últimas Notícias

Senado diz que indicação de Eduardo Bolsonaro à embaixada nos EUA seria nepotismo



[Consultoria do Senado diz que indicação de Eduardo Bolsonaro à embaixada nos EUA seria nepotismo ]
  

Documento vai contra a decisão do presidente Jair Bolsonaro de indicar o filho

A provável indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) à embaixada do Brasil em Washington é enquadrada como um caso de nepotismo. É o que diz parecer da Consultoria Legislativo do Senado Federal. O documento, assinado pós consultores Renato Monteiro de Rezende e Tarciso Dal Mando Jardim, é de 13 de agosto. As informações são do jornal O Globo. A Consultoria Legislativa elabora notas técnicas a pedido de senadores para respaldar suas decisões sobre projetos e indicações.
Segundo a reportagem, o texto explica que o cargo de chefe de missão diplomática, a que Eduardo seria indicado, é um cargo comissionado comum. Nesse tipo de função, é vedado o nepotismo, por um decreto de 2010 e por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2008.
"A proibição se estende a parentes até o terceiro grau, o que, obviamente, inclui filhos da autoridade nomeante, cujo vínculo de parentesco é o mais próximo possível", afirma o texto assinado pelos técnicos do Senado —os indicados às embaixadas brasileiras precisam ser aprovados pela Casa.
Os técnicos do Senado dizem também que "o nepotismo e o filhotismo, como manifestações do patrimonialismo, são fenômenos observáveis desde os primeiros tempos da colonização do Brasil e que se estendem aos dias atuais."
Caso o cargo de embaixador fosse apenas político, como o de ministro ou secretário, o parecer esclarece que poderia haver uma exceção à regra do nepotismo. O texto explica que os cargos políticos mais próximos ao Poder Executivo não precisam obedecer à regra geral dos comissionados.  




Fonte PNoticias
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS