Últimas Notícias

TSE decide cassar mandato do governador de Sergipe por abuso de poder político

TSE decide cassar mandato do governador de Sergipe por abuso de poder político
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) cassou nesta segunda-feira (19) os mandatos do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas Silva (PSD), e da vice-governadora,  Eliane Aquino Custódio (PT) por abuso de poder político. A decisão ainda cabe recurso.

A Corte entendeu que o gestor utilizou a “máquina pública” do Executivo para favorecer sua candidatura na última eleição.

Segundo ação ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral, Belivaldo teria promovido sua imagem através uso da propaganda institucional e da máquina administrativa do governo de Sergipe. 

Conforme a ação, o governador reeleito realizou, próximo a data do pleito, dezenas de assinaturas de ordens de serviço em eventos públicos em municípios sergipanos.

Às vésperas da eleição, o gestor ainda teria usado o programa assistencial “Mão Amiga”, antecipado parte do 13º salário dos servidores públicos do estado no mesmo período, reduzido o valor do gás de cozinha e flexibilizado condições de pagamento de ICMS e IPVA para os contribuintes.

O TRE-SE determinou a inelegibilidade do governador por oito anos a contar da data das eleições de 2018. Foram seis votos a um.

Belivaldo tem a opção de recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele poderá permanecer no cargo até decisão final da Corte. Caso o TSE confirme a decisão do TER-SE, serão convocadas novas eleições em Sergipe.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS