Últimas Notícias

Manchas de óleo chegam a pelo menos três praias de Salvador

Manchas de óleo chegam a pelo menos três praias de Salvador
Foto: Divulgação / Limpurb
As manchas de óleo já detectadas em praias do litoral norte baiano e cidades do interior agora também foram encontradas na capital baiana. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) confirma que, na manhã desta sexta-feira (11), resquícios da substância, apontada como petróleo cru, foram encontrados na praia de Piatã. Já a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) detectou as manchas também na Praia do Flamengo e no Jardim dos Namorados, na Pituba.

De acordo com a Limpurb, uma equipe de 75 agentes de operações especiais, mais dois agentes de coleta, trabalham em rede de plantão 24h para monitorar todas as praias de Salvador. A fim de auxiliar na operação, três caminhões e um munck (veículo com guindaste) estão à disposição da empresa.

A retirada do material é feita de acordo com o protocolo determinado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O resíduo é coletado com um ancinho, uma espécie de vassoura metálica, depois é colocado em recipiente plástico para armazenamento temporário, com impermeabilização de solo e posterior encaminhamento para a unidade de análise e tratamento do material, que é de responsabilidade do instituto.

Foto: Divulgação / Limpurb

Com o acréscimo de Salvador, chega a oito o número de cidades baianas atingidas  Camaçari, Mata de São João, Entre Rios, Esplanada, Conde, Jandaíra e Lauro de Freitas já tinham sido contabilizadas.

Essas manchas de óleo foram detectadas pela primeira vez na Bahia no último dia 3, mas, desde setembro o problema atinge praias do Nordeste. Até o momento, mais de 150 praias já foram atingidas nos nove estados da região. Enquanto isso, a origem da substância é investigada pela Marinha, Petrobras e instituições de ensino como a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).




BN
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS