quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

AL-BA concederá Comenda 2 de Julho ao ator José de Abreu

AL-BA concederá Comenda 2 de Julho ao ator José de Abreu

O ator José de Abreu receberá, no dia 14 de maio de 2020, a Comenda 2 Julho, maior honraria do Legislativo baiano. A cerimônia de entrega do título será realizada às 10 horas, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), de acordo com o site oficial da Casa. 

Veterano em novelas com grandes papéis na Rede Globo, José de Abreu se destaca pela militância nas redes sociais e posicionamento político definido. O projeto é uma iniciativa assinada pelos 10 deputados da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na AL-BA, entre eles o líder Marcelino Galo. A proposta foi protocolada em março de 2019.  

O texto justifica que a entrega da medalha ao ator tem como motivação “a postura firme do artista em defesa da democracia, da liberdade e da cultura popular”. Ao citar a trajetória política do homenageado, relembra sua passagem por movimentos como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Ação Popular, assim como o período de exílio na Europa, em consequência ao regime militar brasileiro. 

Documento cita também o episódio ocorrido em fevereiro de 2019, quando Abreu, em uma reação à autoproclamação de Juan Guaidó à presidência da Venezuela, se auto declarou presidente do Brasil por meio de uma rede social. 

"Por sua postura firme em defesa da democracia, das liberdades e da cultura popular, José de Abreu tem sido vítima de uma expressiva campanha difamatória pelas redes sociais, razão pela qual ele deve ser desagravado por todos os que defendem o Estado de Direito no Brasil", conclui o texto de justificativa. 

por Mari Leal / Ian Meneses BN

Nenhum comentário:

Postar um comentário