Últimas Notícias

Com presença de evangélicos, católicos, espíritas e umbandistas, todo ano tem ato ecumênico na Lavagem do Bonfim ( VEJA )

A imagem pode conter: 2 pessoas, multidão e atividades ao ar livre

Anualmente, é celebrado um culto ecumênico em frente à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia em Salvador, ponto inicial do cortejo, com representantes católicos, do candomblé, evangélicos, espíritas e de outras religiões.
A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador, é nacionalmente famosa por ser um dos cartões postais da capital baiana e também pelas fitinhas coloridas em suas grades, uma atração turística à parte. Nos meses de janeiro, a igreja recebe um dos principais eventos do calendário baiano: a Lavagem do Bonfim.

A festa inclui um cortejo com a imagem do santo entre a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia e a Igreja do Bonfim, percurso de oito quilômetros. Ao final, as baianas lavam as escadarias da igreja com água de cheiro, uma tradição de mais de 240 anos, e é tocado o “Hino ao Senhor do Bonfim”. No ano de  2016, segundo informações do “G1”, cerca de 500 mil pessoas participaram da festa.

A lavagem ocorre na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis . Em sua origem, no século 18, escravos eram obrigados a lavar o interior e arredores da igreja como parte dos preparativos para a Festa do Bonfim, celebrada no domingo — atualmente com significado próprio, somente a parte externa é lavada.

O ato passou a ser reinterpretado pelos povos negros escravizados, que não seguiam o catolicismo, como uma celebração ao orixá Oxalá. Daí vem a tradição religiosa híbrida da festa.

fonte: https://www.nexojornal.com.br/

Com vassoura, água e ramos de folhas, baianas lavam a parte externa da Igreja do Bonfim

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS