Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Com presença de evangélicos, católicos, espíritas e umbandistas, todo ano tem ato ecumênico na Lavagem do Bonfim ( VEJA )

A imagem pode conter: 2 pessoas, multidão e atividades ao ar livre

Anualmente, é celebrado um culto ecumênico em frente à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia em Salvador, ponto inicial do cortejo, com representantes católicos, do candomblé, evangélicos, espíritas e de outras religiões.
A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador, é nacionalmente famosa por ser um dos cartões postais da capital baiana e também pelas fitinhas coloridas em suas grades, uma atração turística à parte. Nos meses de janeiro, a igreja recebe um dos principais eventos do calendário baiano: a Lavagem do Bonfim.

A festa inclui um cortejo com a imagem do santo entre a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia e a Igreja do Bonfim, percurso de oito quilômetros. Ao final, as baianas lavam as escadarias da igreja com água de cheiro, uma tradição de mais de 240 anos, e é tocado o “Hino ao Senhor do Bonfim”. No ano de  2016, segundo informações do “G1”, cerca de 500 mil pessoas participaram da festa.

A lavagem ocorre na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis . Em sua origem, no século 18, escravos eram obrigados a lavar o interior e arredores da igreja como parte dos preparativos para a Festa do Bonfim, celebrada no domingo — atualmente com significado próprio, somente a parte externa é lavada.

O ato passou a ser reinterpretado pelos povos negros escravizados, que não seguiam o catolicismo, como uma celebração ao orixá Oxalá. Daí vem a tradição religiosa híbrida da festa.

fonte: https://www.nexojornal.com.br/

Com vassoura, água e ramos de folhas, baianas lavam a parte externa da Igreja do Bonfim

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS